CCJ do Senado aprova indicação de Alexandre de Moraes ao STF
Após mais de onze horas de sessão nesta terça-feira, dia 21, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, por 19 votos a 7, a indicação de Alexandre de Moraes para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
O nome de Moraes para assumir a vaga de Teori Zavascki na corte segue para análise em plenário, onde será votada nesta quarta-feira, dia 22, às 11h.
De acordo com a “Folha de S.Paulo“, a intenção inicial do presidente do Senado, Eunicio Oliveira (PMDB-CE), era realizar a votação ainda nesta terça, logo após a CCJ. No entanto, a sabatina foi longa e com perguntas de 32 senadores. A votação foi secreta.
Moraes era ministro da Justiça até ser indicado ao cargo. Nas últimas semanas, ele se reuniu com alguns senadores em busca de apoio, como Eunício Oliveira (PMDB-CE), Aécio Neves (PSDB-MG) e Renan Calheiros (PMDB-AL).
Alexandre de Moraes foi indicado para o STF pelo presidente Michel Temer para substituir Teori Zavascki, que morreu em janeiro após o avião em que ele viajava de São Paulo para Paraty cair no litoral do Rio de Janeiro.
- Alexandre de Moraes foi acusado de ter copiado trechos de uma obra do jurista espanhol Francisco Rubio Llorente (1930-2016) para escrever um de seus livros de direito. O caso pode ser abordado pelos senadores oposicionistas. Saiba mais.