CCJ do Senado aprova indicação de Alexandre de Moraes ao STF
Após mais de onze horas de sessão nesta terça-feira, dia 21, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, por 19 votos a 7, a indicação de Alexandre de Moraes para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
O nome de Moraes para assumir a vaga de Teori Zavascki na corte segue para análise em plenário, onde será votada nesta quarta-feira, dia 22, às 11h.
De acordo com a “Folha de S.Paulo“, a intenção inicial do presidente do Senado, Eunicio Oliveira (PMDB-CE), era realizar a votação ainda nesta terça, logo após a CCJ. No entanto, a sabatina foi longa e com perguntas de 32 senadores. A votação foi secreta.
- Grande vitória: STF aprova consignado para Bolsa Família e BPC
- AGU e PGR identificam ameaça de novos ataques golpistas e acionam STF
- Anderson Torres tem prisão determinada por Alexandre de Moraes
- Bolsonaro acha que será preso pelo STF, revela líder do governo
Moraes era ministro da Justiça até ser indicado ao cargo. Nas últimas semanas, ele se reuniu com alguns senadores em busca de apoio, como Eunício Oliveira (PMDB-CE), Aécio Neves (PSDB-MG) e Renan Calheiros (PMDB-AL).
Alexandre de Moraes foi indicado para o STF pelo presidente Michel Temer para substituir Teori Zavascki, que morreu em janeiro após o avião em que ele viajava de São Paulo para Paraty cair no litoral do Rio de Janeiro.
- Alexandre de Moraes foi acusado de ter copiado trechos de uma obra do jurista espanhol Francisco Rubio Llorente (1930-2016) para escrever um de seus livros de direito. O caso pode ser abordado pelos senadores oposicionistas. Saiba mais.