Visões de cineastas locais sobre as influências do modo de vida ocidental na tradição e na cultura de países como China e Japão. Filmes premiados em festivais internacionais. Para esta terça-feira, 6, Dolls será exibido no Sesc Pompéia , a partir das 20h.

Três histórias inspiradas no teatro Bunraku, uma forma clássica de teatro japonês em em que pessoas escondidas com vestes negras manipulam bonecos no palco. Inspirado por essa linguagem, Kitano monta três comoventes histórias cruzadas sobre amor e relacionamentos.

Veja a programação completa


Lembranças de Clarice

De 14 a 18 de outubro de 2009. O objetivo é debater e expor algumas questões relacionadas à vida e obra de Clarice Lispector, por meio de diversas atividades artísticas com palestra, espetáculo, intervenções, vivência, leitura e filmes.

A Hora da Estrela
Direção de Suzana Amaral. 1985. Duração: 96min. Macabéa, uma jovem órfã, só no mundo, aos 19 anos. Analfabeta, ingênua e virgem, vem do Nordeste tentar a vida em São Paulo. Com Marcélia Cartaxo, José Dumont, Tamara Taxman, Fernanda Montenegro, Denoy de Oliveira, Lizete Negreiros, Umberto Magnani, Claudia Rezende e Maria do Carmo Soares. Teatro.
Não recomendado para menores de 14 anos
Grátis.
17/10. Sábado, às 18h30.

O Corpo
Direção: José Antônio Garcia. 1991. Duração: 90min. Enquanto os outros fazem às escondidas, eu faço às claras. Esta é a principal defesa do farmacêutico e machão Xavier. Ele vive abertamente e em perfeita união com duas mulheres, Carmem e Beatriz. O clima é de total harmonia, apesar da bigamia ser reprovada pela sociedade. Até que um dia, elas descobrem que o garanhão arrumou uma amante, a prostituta de cabaré Monique. Adaptação do conto homônimo de Clarice Lispector. Com Antônio Fagundes, Marieta Sever e Cláudia Gimenes. Teatro.
Não recomendado para menores de 14 anos
Grátis.
17/10. Sábado, às 17h.


Pequena Mostra Assombramentos da Floresta

Filmes onde a floresta é mais do que cenário propício para a ação, mas a materialização das angústias, medos e projeções humanas de uma forma simbólica.

A Noiva Cadáver
Direção: Tim Burton e Mike Johnson. EUA: 2005. Duração: 78min. Em um vilarejo europeu do século XIX vive Victor Van Dorst (Johnny Depp), um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot (Emily Watson). Porém acidentalmente Victor se casa com a Noiva-Cadáver (Helena Bonham Carter), que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu.
Não recomendado para menores de 12 anos
Grátis.
20/10. Terça, às 20h.

O Labirinto do Fauno
Direção: Guilhermo Del Toro. México, Espanha e EUA: 2006. Duração: 112min. Espanha, 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.
Não recomendado para menores de 12 anos
Grátis.
27/10. Terça, às 20h.

Cinema Oriental