Coletivo quer reunir 300 vozes negras em publicação por Marielle
Iniciativa do site Blogueiras Negras terá publicação escrita de forma colaborativa por 300 mulheres negras
Com objetivo de reunir 300 vozes negras por Marielle Franco – vereadora do PSOL executada a tiros no Rio de Janeiro (RJ) no último dia 13 de março – o Blogueiras Negras lançou uma campanha coletiva na sexta-feira (13), para convidar autoras para a construção coletiva.
A iniciativa quer reunir mulheres negras para, de forma colaborativa, costurar uma colha de retalhos, que será também uma corrente que destrua as limitações e mordaças que as acometem. “A missão deste escrito é ser uma ferramenta de denúncia, de poetizar as nossas dores, documentar as nossas memórias e ser uma grande ocupação para a vida”, explicam as blogueiras negras.
Como funcionará?
- PEC 6 x 1 tem assinaturas suficientes para tramitar na Câmara. O que precisa para ser aprovada?
- 3ª edição da FLID – Feira Literária de Diadema homenageia autores locais e ícone da literatura negra
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Julho no Sesc Santo André: programação está recheada de atividades para agitar o período de férias
Como o texto será coletivo, cada contribuição é muito importante e terá o dever de respeitar as narrativas das colegas, ou seja, não pode haver nenhuma interferência ou modificação dos textos escritos anteriormente. Apenas acrescente o seu escrito e depois passe adiante para o próximo endereço do e-mail listado para o envio.
O título será o mesmo para todos os textos. O formato e o tamanho são ilimitados: pode ser curto, longo, uma prosa, poesia ou algo que não considere que tenha uma classificação literária. Que seja seu relato e que deixe a sensação de descarregar a sua bagagem e desse modo respeite a si mesma e as outras companheiras.
Desejamos nesta travessia estarmos sempre de mãos dadas e que possamos seguir os passos das mães negras que embarcaram nos tumbeiros, e ofertaram para as suas crianças o melhor do que tinham, assim transformando suas vestimentas em bonecas Abayomis.
Quem pode participar?
Mulheres (cis ou trans) negras.
Serviço – acesse o Blogueiras Negras para enviar os textos: http://blogueirasnegras.org/2018/04/13/300-vozes-negras-por-marielle-franco/