Como identificar um homem machista no Carnaval em 10 dicas
Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela
Você sabe identificar um homem machista? A gente já falou muito sobre isso por aqui, mas sabe que pode ser complicado no dia a dia _ é um comportamento tão intrincado na nossa sociedade que ele pode passar despercebido. Em uma situação como o Carnaval, isso pode ficar ainda mais comum _ e até meio gritante.
Para evitar problemas, vamos falar sobre como identificar um homem machista em uma situação como esta, quando a gente sabe que o assédio e até as acusações de abuso crescem exponencialmente. O mais importante, nesta e em qualquer outra época do ano, é você se lembrar de que a sua segurança é a prioridade e, em qualquer situação de perigo, o melhor a fazer é buscar as autoridades, ligar 180 ou pedir ajuda a alguém que esteja próximo.
Por mais que se saiba que a necessidade é de uma mudança de cultura e mentalidade da sociedade, a gente aconselha você a não andar sozinha à noite, mesmo em vias movimentadas e com a folia dos bloquinhos, e manter o celular em um lugar seguro, mas de fácil acesso (como preso ao sutiã), para entrar em contato com alguém, caso seja preciso.
- 10 dicas essenciais para você cuidar da saúde mental no trabalho e não surtar
- 17 produções recém-lançadas para assistir no feriado de Carnaval
- 73% das brasileiras temem assédio no carnaval. Saiba como se proteger
- Manual de sobrevivência no Carnaval 2024: dicas essenciais para não cair em golpes nos blocos de rua
Como identificar um homem machista no Carnaval?
1. Ele te puxa pela mão ou pela cintura sem permissão
Um homem que pega você pelo braço ou pela cintura sem que você tenha permitido esse contato pode, sim, ser considerado machista. No mínimo, ele se vê no direito de ter esse tipo de comportamento já que você é mulher. Pode nem ser algo consciente, mas em algum nível ele sente que isso é certo e que você tem que se sentir lisonjeada pela aproximação dele.
2. Ele te beija à força
Aí a gente sai até do âmbito do machismo para entrar direto no abuso sexual. Qualquer tipo de interação de cunho sexual (um beijo à força, por exemplo) é considerado abuso e deve ser denunciado às autoridades. Não aceite se isso acontecer, ok? Assim como no item anterior, com certeza o cara acredita que tem direito de agir dessa forma e que você deveria ficar feliz com isso.
3.Ele diz que você está “provocando” com a fantasia
Continue lendo aqui: Como identificar um homem machista no Carnaval em 10 dicas