Contas Abertas analisa dados do governo e ajuda na fiscalização
ONG está na lista do projeto Cidadania Inteligente ,que incentiva ferramentas que empoderam os brasileiros
Fiscalizar os gastos públicos é uma tarefa muito necessária, mas complexa, que exige tempo e acesso a dados do governo. Pois é exatamente isso o que faz o Contas Abertas: reúne pessoas físicas e jurídicas interessadas em ajudar a sociedade a controlar os orçamentos públicos.
A ONG analisa e cruza, sob demanda, dados governamentais abertos, e seus “clientes” são, em geral, professores, jornalistas e pesquisadores.
Para você, leitor do Catraca Livre, esta iniciativa deve ser estimulada? Saiba como incluí-la entre as principais plataformas digitais de apoio à cidadania e à transparência de informações públicas no Brasil que serão apoiadas por meio de tecnologias de inteligência artificial da Microsoft por meio do projeto Cidadania Inteligente.
- Pernambucanas oferece ingresso para Mufasa: O Rei Leão, com nova coleção em parceria com a Disney
- Cientistas revelam possível causa para o surgimento do Parkinson
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
O projeto é uma criação do Catraca Livre com a Microsoft e tem como objetivo facilitar o empoderamento do brasileiro.
Nesta fase inicial, convocamos o público para sugerir plataformas digitais que contribuam para dar transparência a informações públicas, como bases de dados, leis, regulamentações e contas públicas, checagem e verificação de notícias, sites de defesa dos direitos de cidadãos e consumidores, agências de divulgação de informação pública e outros. As sugestões podem ser enviadas pelo e-mail [email protected].
Na fase dois, a partir de 6 de março, uma votação aberta ao público do Catraca vai eleger dez finalistas. A votação finaliza em 30 de março.
Na fase três, no início de abril, após uma análise dos projetos, cinco vencedores serão selecionados por um júri composto por profissionais da Microsoft e convidados.
Estas cinco iniciativas serão apresentadas a desenvolvedores parceiros da Microsoft, que irão iniciar um trabalho para apresentar sugestões de inovações tecnológicas, inclusive baseadas em Inteligência Artificial, para cada plataforma.
No final, será realizada um hackfest que vai reunir as plataformas e os desenvolvedores para uma imersão nos projetos e evolução com a disponibilização da plataforma de nuvem da Microsoft.
Esse projeto está integrado à campanha “Sou Responsável”, que envolve 100 entidades, entre elas OAB, Cúria Metropolitana e Instituto Ethos. A ideia do “Sou Responsável” é estimular o protagonismo do brasileiros, exigindo mais direitos e cumprindo mais deveres.