De forma colaborativa, página mapeia o crime no Brasil
Criado em Salvador, o mapa interativo “Onde fui roubado” já se espalhou para várias cidades do país
Toda cidade tem lugares que são conhecidos pela ocorrência de roubos, furtos e assaltos. “Ok, basta evitar”, pensa o cidadão comum. Mas e quando existem muito mais ocorrências dessas do que imaginamos? A plataforma “Onde Fui Roubado” mostra que é possível se surpreender ao andar pela maioria das ruas e praças das grandes cidades.
Trata-se de um mapa interativo e colaborativo em que os cidadãos podem acrescentar informações sobre essas ocorrências. Em Belo Horizonte e em São Paulo, por exemplo, a rede funciona a todo vapor, com mais de mil registros – são as cidades com o maior número de ocorrências relatadas. A população denuncia de forma anônima crimes como furto, assalto à mão armada, sequestro relâmpago, roubo de lojas, casas, veículos e “saidinhas de banco”.
E possível ver o endereço e a data de cada ocorrência, além de saber quais objetos foram roubados. Como resultado, além do mapa, vemos um painel de estatísticas do crime em cada localidade, com informações como índice de pessoas que registraram boletim de ocorrência ou o gênero sexual mais frequente entre as vítimas.
- Como melhorar a memória com exercícios simples e naturais
- Estudo diz que remédios para dormir pode disparar o risco de demência
- Chile 2025: as principais vindimas e onde são realizadas
- Fruta que ajuda a reduzir risco de infecção urinária
A página surgiu em Salvador e se espalhou para várias cidades. Os criadores estão desenvolvendo um aplicativo para IOS e Android, para que todos possam contribuir de qualquer lugar.