Descoberta duas novas espécies de mini sapos no Paraná
Por Conexão Planeta
Pela imagem, não dá para ter a menor dúvida que os sapinhos encontrados no Paraná são realmente pequenos. Ou melhor, minúsculos, pois eles têm entre 10 e 12 mm de comprimento.
As duas novas espécies foram encontradas por biólogos paranaenses em uma área de densa vegetação, no topo das montanhas da Serra do Mar, nos municípios de Piraquara e São José dos Pinhais, próximo a Curitiba.
Os pesquisadores explicam que os dois anfíbios fazem parte do grupo dos menores vertebrados terrestres do mundo. Identificados por seu canto (coaxado), os mini sapos foram batizados de Brachycephalus coloratuse Brachycephalus curupira.
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
Também conhecidos como sapinhos da montanha, estes animais sofreram um processo evolutivo chamado miniaturização, daí o tamanho minúsculo dos mesmos. Por viverem no topo de montanhas, precisaram se adaptar a este meio ambiente. As espécies têm resistência ao frio, desenvolvimento direto (não passam pela fase de girino) e contam com um número de dedos reduzidos, comparados a outras espécies. Todavia, diferente de outros anfíbios, não sabem nadar.
Continue lendo a matéria aqui.
- Veja também: