Dj de 14 anos faz turnê com set de rap feminino pela Europa
Com apenas 14 anos, a Dj Niely embarca, nesta quarta-feira (25) para a Europa, onde fará uma turnê entre as cidades de Paris, Roma e Lisboa com um set composto apenas por rap feito por mulheres brasileiras. Ansiosa, ela revela ser a primeira vez que viaja para fora do país para se apresentar.
“Vou levar o nome do hip-hop brasileiro, mostrando que tem mulher fazendo isso no Brasil e mais que isso, que tem mulher DJ, que é da periferia. É importante essa ponte. Pode abrir portas e inspirar outras mulheres, além de estimular outros convites”, destacou a adolescente, que divide-se entre a rotina de uma jovem de 14 anos e os ensaios e treinos como Dj.
Integrante da Frente Nacional de Mulheres no Hip-Hop (FNMH²), Dj Niely se reconhece como feminista e junto ao coletivo, participa de debates e palestras sobre questões de gênero. Inclusive, foi em um dos encontros, em 2010, que apaixonou-se pela arte dos toca-discos e não parou mais. No currículo possui passagens pela Virada Cultural de São Paulo, Semana do Hip-Hop de Bauru, Mês do Hip-Hop em São Mulheres, Mulheres Multiplicando a Cultura e Fórum Nacional de Mulheres no Hip-Hop e o Prêmio Jovem Destaque 2016, da Câmara Municipal de São Paulo.
- “Circuito Quebrada Viva” chega pela primeira vez em Mauá para um dia dedicado à cultura hip-hop
- TAP faz promoção de passagens para Europa a partir de R$ 3.250
- O que fazer no final de semana no RJ? Confira na lista:
- Último trabalho de Jô Soares, Gaslight, uma Relação Tóxica faz apresentação no Teatro Lauro Gomes em São Bernardo do Campo
Empolgada com a viagem, que surgiu por intermédio da assessora da jovem, Nerie Bento, Dj Niely conta que se dedicou a preparar um setlist especial para os shows nos três países pelos quais vai passar. “Indo para a Europa eu carrego a representatividade do rap brasileiro e levo na bagagem da minha playlist uma nova visão do hip-hop que vivenciamos. Com a nossa levada, com as nossas letras, apresentando uma nova visão. Imaginar um país é uma coisa, agora ter em mãos o trabalho musical daquele país, ouvir, procurar saber, é totalmente diferente. Pretendo ir a Europa levando esta impressão e sei que quando chegar lá, também terei uma impressão dos países em que vou passar”, contou.
Com ideologia formada pelas vivências junto à mãe, Lunna Rabetti, integrante do Livre Ameaça e diretora da FNMH² e pela mentora Dj Simmone Lasdenas, Dj Niely dispensa músicas de conteúdo erótico e avisa: “Eu espero tocar o que o público pede, mas desde que esteja dentro da minha ideologia. Vou apresentar para os europeus músicas que os façam perceber que o Brasil não se resume ao funk e nem às canções mais antigas, de 1992 para baixo, que têm sido a principal referência deles”.
Assim, os raps que pretende levar passeiam pela história do hip-hop brasileiro, intercalando a velha e a nova escola, com destaque para as mulheres da cena, como MC Soffia, Sharylaine, RPW, Priscila Feniks, Brisa Flow, entre outras. Além disso, a jovem dj promete riscar discos também de samba rock, rock ´n roll e breaking, para os dançarinos europeus.
Ainda na europa, Dj Niely pretende gravar entrevistas com artistas locais para o programa TV Nas Ruas Kids, exibido no canal TV Nas Ruas.
Serviço – Mais informações sobre a Dj Niely podem ser obtidas no site