Doria vai aumentar velocidade das marginais

Entidades de ciclistas e pedestres entregam dossiê ao Ministério Público do Estado de SP e afirmam que mudança é ilegal

A equipe do prefeito eleito de São Paulo, João Doria, anunciou hoje, dia 20, um plano de aumento dos limites das marginais Pinheiros e Tietê, atualmente restritas a 50 km/h. As mudanças começam a valer já em 25 de janeiro de 2017, segundo o futuro secretário de Transportes, Sérgio Avelleda.

O prefeito eleito João Doria Jr., que decidiu aumentar a velocidade das marginais

Haverá um escalonamento dos limites: na pista expressa das duas marginais, ele volta a ser de 90 km/h para veículos leves. Na pista central da Tietê, será de 70 km/h e nas locais, 60 km/h. Na faixa da direita da pista local da Tietê, a velocidade será mantida em 50 km/h.

O aumento das velocidades é controverso e o próprio Doria havia manifestado dúvida em manter a promessa de campanha após pressão dos aliados do governo paulista, de acordo com o jornal “Folha de S.Paulo”.

A Ciclocidade, que inclui entidades que defendem a mobilidade por bicicletas e a pé, entregou ontem (19) um dossiê ao Ministério Público do Estado de São Paulo com estudos, documentos técnicos e artigos que embasam a defesa da manutenção das baixas velocidades.

“As entidades aqui presentes consideram que a política pública de aumento de velocidades nas marginais, a ser implementada pelo prefeito eleito João Doria, é ilegal”, afirmou a advogada Juliana Maggi Lima, representante da Ciclocidade.

“Ilegal não apenas por colocar em risco vidas humanas, mas porque não há indícios de que seguirá nenhum dos ritos de participação popular previstos nas leis municipais e nos âmbitos legais, como audiências públicas ou debate técnico”, completou Juliana.

Dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) obtidos pela “Folha” apontam que, com a redução das velocidades, medida implementada pela gestão Haddad, o número de vítimas fatais em decorrência de acidentes de trânsito nas marginais caiu 52%. De julho de 2015 a junho de 2016, o número de mortes registrados foi 31. Um ano antes, foram 64 ocorrências.

Outro argumento usado para o aumento dos limites, o de que, com uma velocidade maior, o trânsito seria reduzido, foi refutado por um simulador feito pelo Hacklab. Graças a um fenômeno chamado “stop-and-go-waves”, uma velocidade maior faz apenas com que os veículos parem mais para frente, em vez de promover um fluxo contínuo com velocidade média maior.