É necessário construir novos presídios, afirma Temer
Nos oito primeiros dias de janeiro, 95 presos foram assassinados no Amazonas e em Roraima
O presidente Michel Temer afirmou nesta segunda, dia 9, que é necessário construir mais presídios no país. Nos oito primeiros dias de janeiro, 95 presos foram assassinados no Amazonas e em Roraima.
Em cerimônia no Rio Grande do Sul, Temer disse que não é “nada agradável anunciar presídios”, mas que a realidade social atual “exige medidas desta natureza”.
Afirmou também, segundo informações da Agência Brasil, que um dos cinco presídios federais de segurança máxima anunciados deve ser construído no Estado.
Além de novos estabelecimentos prisionais, o presidente disse que a separação dos detentos de acordo com a natureza do delito está entre os pontos presentes no Plano de Segurança que será enviado ao Congresso.
Outra medida para reduzir a superpopulação das penitenciárias é a construção de prisões estaduais. Estão previstas novas unidades em 25 Estados. “Já mandamos verba de quase R$ 900 milhões para isso”, disse, e emendou: “[Os presídios] não vão resolver, mas é o primeiro passo porque a situação é dramática”.
Segundo relatório da ONU (Organizações das Nações Unidas), o Brasil tinha, em 2015, a terceira maior população carcerária do mundo, com 715.655 presos.
- LEIA TAMBÉM: ONU divulga mapa do encarceramento no Brasil