Elefantes estão enlouquecendo por causa da solidão em zoos
Uma elefanta asiática vive num zoológico do Japão há 44 anos sem conviver com outros elefantes e sem lugar para se mover
Miyako é uma elefanta asiática que vive sem outros elefantes desde que chegou ao Utsunomiya Zoo, perto de Tóquio (Japão), há 44 anos quando tinha apenas seis meses de vida.
Ela é mantida em um recinto de concreto pequeno próximo ao parque de diversões do zoo, diz Keith Lindsay, um biólogo e especialista em elefantes que reside em Oxford, na Inglaterra. “Ela esteve nesse lugar por toda a sua vida, sem outros elefantes e nenhum lugar para se mover”, explica.
Lindsay observou Miyako no início deste ano quando passou duas semanas visitando 14 zoos que majoritariamente mantêm os elefantes em isolamento. Ele resumiu as condições dos animais e de seus entornos em um novo relatório.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
Cinco elefantes passaram a vida inteira sozinhos, informa o documento. Oito ficaram isolados depois que seus companheiros morreram ou foram transferidos e uma se reuniu com seu companheiro anterior, mas foi mantida em um recinto separado.
“Os elefantes estavam essencialmente psicóticos, desesperados para interagir com as pessoas em alguns casos, ignorando pessoas em outros casos”, afirma Lindsay.
Confira o final desta história e outras notícias inspiradoras sobre animais na ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais).
- Leia também: