Em vídeo, alunas da USP relatam casos de assédio e violência sexual
O Jornal do Campus (JC), produzido por estudantes de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP, reuniu em um vídeo depoimentos de alunas de diferentes cursos sobre situações de assédio e violência sexual que sofreram no ambiente universitário. As jovens que não se sentiram à vontade para gravar tiveram seus relatos interpretados por colegas.
Segundo o JC, ainda existem poucos dados sobre a dimensão do problema entre as mulheres no campus. Uma pesquisa de 2013, coordenada pela professora Maria Fernanda Tourinho Peres, da FMUSP, mostrou que 43% dos alunos de medicina contaram já ter passado por assédio ou violência sexual no curso.
Já em 2015, o “Núcleo de Mulheres de Relações Internacionais” fez uma pesquisa com estudantes do “Instituto de Relações Internacionais” (IRI) e recebeu 69 respostas, de um total de 150 alunas. Deste número, cerca de 75% já sofreram machismo na unidade e 64% afirmaram ter passado por alguma situação de assédio.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
No vídeo abaixo, veja os relatos de alunas e ex-alunas da USP. A pedido de algumas delas, suas identidades foram protegidas e substituídas por nomes fictícios. Leia aqui a reportagem na íntegra.