Calculadora mede Pegada Ecológica dos brasileiros
Na última quinta-feira, 13 de agosto, a humanidade esgotou os recursos naturais disponíveis no planeta para um ano inteiro. De acordo com dados da Global Footprint Network (GNF), caso o ser humano continue consumindo como hoje, em 2050 serão necessários quase três planetas para sustentar a população mundial.
O número é inalcançável e mostra que precisamos repensar nossos hábitos e modelos de desenvolvimento com urgência. Por isso, a GNF desenvolveu a calculadora da Pegada Ecológica global que, por meio de perguntas sobre hábitos de consumo, mede o impacto de um cidadão sobre o planeta.
Mas como os resultados variam bastante de acordo com a realidade de cada país, o Programa Água Brasil, junto com o WWF-Brasil e a GFN, lançaram a calculadora da Pegada Ecológica brasileira, que vai apresentar um cálculo que considera hábitos de consumo específicos do Brasil, inexistentes na outra calculadora.
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
A tecnologia é dividida em cinco categorias: alimentação, moradia, bens, serviço, tabaco e transporte. Ao responder ao questionário de perguntas, a ferramenta traz seus resultados com gráficos comparativos com a média da pegada global e brasileiras divididos por cada um dos segmentos. Ao final, a calculadora ainda faz uma avaliação dos hábitos de consumo e dá dicas sobre como mitigar este impacto.
A calculadora está disponível para acesso aqui.