Estudante faz moda para quem não mede estilo por cifras

Alyce Takai contradiz a imagem de que meninas que gostam de moda são fúteis e patricinhas. Aos 23 anos, cursa sua segunda faculdade, quer estudar jornalismo e história da arte e tem uma marca de roupas própria que procura usar materiais que seriam descartados na natureza e incentivar meninas tão jovens quanto elas a não seguirem tudo que as “tendências” mandam.

Aos 19 anos, Alyce já sabia que seu negócio era moda. Já tinha feito um blog sobre estilo e queria montar uma grife de camisetas dessas que todo mundo já sonhou em montar. A diferença é que ela não apenas montou a linha de camisetas como a coisa deu tão certo que começou a fazer outras peças. De camisetas, a marca Minha Mãe Mandou passou a confeccionar blusinhas, saias e, a partir dali, vestidos, bolsas e até sapatos, que recebem solado de borracha dos pára-barros dos caminhões, que além de ultra resistentes e anti derrapantes são reciclados e reutilizados.

Alyce é contra o consumismo e acha que para ser bem vestida uma garota não precisa sair comprando peças

divulgação
Alyce Takai

compulsivamente. “Tentamos direcionar as mais meninas novas a conhecerem seu corpo e encontrarem peças chaves num guarda-roupa em invés de estimular o consumo desenfreado para que se adequem em certos estereótipos”, explica a estilista.

O nome da marca se refere justamente a essa arte de escolher. A cantiga de roda que diz “Minha mãe mandou eu escolher esta daqui, mas como eu sou teimosa eu escolho essa aqui” resume bem o que Alyce tenta passar para as consumidoras: que é você quem deve escolher as suas roupas, não a última celebridade ou a última revista de moda.

Hoje ela cursa o terceiro semestre do curso Negócios e Design de Moda, na Uniban e escreve no site Moda Para Usar (www.modaparausar.com), além de manter sua marca de roupas com ajuda do namorado que também é sócio e carregador de tecidos e de uma pequena equipe de três costureiras e modelistas. Alyce ainda pretende fazer uma pós em jornalismo e estudar História da Arte, curso que ela considera imprescindível para quem trabalha com estética.

As roupas da Minha Mãe Mandou podem ser compradas através dos sites www.idealshop.com.br/minhamaemandou e www.minhamaemandou.com.br