Ex-escrava é escolhida para estampar as notas de 20 dólares

A campanha Woman on 20s (Mulheres nas Notas de 20) mobilizou mais de 600 mil pessoas que, em votação, elegeram o rosto da ex-escrava Harriet Tubman (1822-1913) para ser estampado na nota de US$ 20, substituindo a figura do presidente Andrew Jackson (1767-1845).

Movida pelo ativismo humanitário, Harriet nasceu escrava e participou da luta abolicionista no país, além de ter sido uma espiã da União durante a Guerra Civil dos Estados Unidos e ser uma das mulheres mais importantes na busca pelo direito do voto feminino.

Andrew Jackson foi o sétimo presidente estadunidense. Ele, que tem um perfil totalmente oposto ao de Harriet, ficou conhecido pela conduta militarista. Chegou até a desalojar povos indígenas e não concordava com a ideia de um Banco Central nos EUA.

Criado pela executiva Barbara Ortiz Howard e pela jornalista Susan Ades Stone, o movimento enviou uma petição formal à Casa Branca na última terça-feira, dia 12, solicitando que o presidente Barack Obama apoie a mudança. A decisão será do Departamento do Tesouro, que não altera um rosto no papel-moeda desde 1929.