Fidel Castro: veja a repercussão da morte do cubano aos 90 anos

O líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, morreu aos 90 anos de idade na noite desta sexta-feira, 25 de novembro, em Havana, Cuba.

O presidente Raúl Castro, seu irmão, comunicou o falecimento em uma mensagem transmitida pela televisão. “Com profunda dor, compareço aqui para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro de 2016, às 10h29 da noite [1h29 do sábado, pelo horário de Brasília] faleceu o comandante em chefe da Revolução cubana, Fidel Castro Ruz”, declarou.

Fidel Castro discursando em 1978

Diferentes líderes e personalidades mundiais se comoveram com a morte de Fidel e escreveram mensagens de pesar. Confira:

Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil
A petista escreveu uma nota lamentando a morte do líder da revolução cubana. Leia na íntegra:

“Dilma lamenta morte de Fidel: um dos mais importantes políticos contemporâneos

Sonhadores e militantes progressistas, todos que lutamos por justiça social e por um mundo menos desigual, acordamos tristes neste sábado, 26 de novembro. A morte do comandante Fidel Castro, líder da revolução cubana e uma das mais influentes expressões políticas do século 20, é motivo de luto e dor.

Fidel foi um dos mais importantes políticos contemporâneos e um visionário que acreditou na construção de uma sociedade fraterna e justa, sem fome nem exploração, numa América Latina unida e forte.

Um homem que soube unir ação e pensamento, mobilizando forças populares contra a exploração de seu povo. Foi também um ícone para milhões de jovens em todo o mundo.

Meus mais profundos sentimentos à família Castro, aos filhos e netos de Fidel, ao seu irmão Raul e ao povo cubano. Minha solidariedade e carinho neste momento de dor e despedida.

Hasta siempre, Fidel!

Dilma Rousseff”

Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil
Lula publicou em seu Facebook, na manhã deste sábado, uma mensagem lamentando a morte de Fidel Castro. Confira:

Enrique Peña Nieto, presidente do México
O presidente do México, Enrique Peña Nieto, escreveu: “Lamento a morte de Fidel Castro Ruz, líder da Revolução Cubana e referência emblemática do século XX”.

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez vários posts no Twitter sobre Fidel. Ele escreveu que falou com o presidente Raúl Castro para transmitir a solidariedade e o amor para o povo de Cuba com a partida do comandante Fidel. Ele também postou fotos do cubano com seu antecessor, o ex-presidente venezuelano Hugo Cháves, morto em 2013.

“Fidel e Chávez construíram o Alba, Petrocaribe e impulsionaram o caminho de liberdade dos nossos povos. A história os absolveu”, escreveu na legenda.

Vladimir Putin, presidente russo
Vladimir Putin disse que Fidel Castro foi o “símbolo de uma era” e “amigo da Rússia, sincero e confiável”, informou o Kremlin em um comunicado.

“O nome deste distinto homem de Estado é, com razão, considerado o símbolo de uma era na história mundial contemporânea”, afirmou Putin em um telegrama enviado ao presidente cubano Raúl Castro.

Fraçois Hollande, presidente da França
Fraçois Hollande disse que Fidel soube representar, para seu povo, “o orgulho da rejeição à dominação exterior”, e transmitiu seu pesar à família do líder e a Cuba por sua morte.

“Fidel Castro foi uma figura do século XX. Encarnou a revolução cubana, tanto nas esperanças que despertou como depois nas desilusões que provocou”, afirmou Hollande.

Evo Morales, presidente da Bolívia
O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou que sente uma “profunda dor” pela morte do líder cubano Fidel Castro, a quem chamou de “gigante da história da humanidade”.

“Quero expressar nossa profunda dor. Realmente dói a partida do comandante, do gigante da história da humanidade”, disse Morales, por telefone, à rede de televisão “Telesur”.