Fifa abre processo contra México por gritos homofóbicos na Copa
Ofensas ocorreram no último domingo, 17, quando o México estreou com vitória por 1 a 0 sobre a Alemanha
Em meio à discussão sobre a política homofóbica do país sede da Copa do Mundo, a Fifa anunciou recentemente a abertura de um procedimento disciplinar contra o México pelos insultos proferidos pela torcida na partida contra a Alemanha, no último domingo, 17.
A cada tiro de meta cobrado pelo goleiro alemão Manuel Neuer, os mexicanos entoavam os gritos de “puto” (bicha em espanhol).
sta, inclusive, não é a primeira vez que a Federação Mexicana recebe punições pela prática nos estádios. Desde 2014, os cânticos homofóbicos renderam sete multas avaliadas em mais de 2 milhões de euros.
- Macron é ridicularizado na web após comportamento na final da Copa do Mundo
- Entenda a polêmica do chef da ‘carne de ouro’ e a taça da Copa
- Por que Galvão Bueno começou a narração de França x Argentina do campo?
- Pelé publica carta aberta sobre a Copa e a Seleção
Por isso, antes do início da Copa, a organização divulgou comunicados para os torcedores que viajaram à Rússia, pedindo que não gritassem “puto” durante os jogos. Com a nova infração, a federação mexicana deve ser novamente punida pela Fifa.
CBF também foi punida
A seleção mexicana não foi a única a ser punida pela Fifa por atitudes homofóbicas nos estádios, o Brasil também foi multado durante as eliminatórias para a Copa do Mundo pela mesma razão – nos últimos anos, o grito de “bicha” ganhou adaptação nas arquibancadas brasileiras, apesar das inúmeras campanhas que pedem o fim da ofensa.
Leia também: