George Clooney lança projeto para deter as guerras na África
'Quem se beneficia da guerra pagará preço pelos danos causados', disse o ator
O ator norte-americano George Clooney anunciou nesta segunda-feira (20) que está lançando uma iniciativa chamada “The Sentry” para acabar com os conflitos bélicos em países africanos.
Para isso, ele e seu sócio, John Prendergast, do grupo Enough Project, investigarão quem financia os conflitos existentes no Sudão do Sul, Sudão, República Centro-africana e República Democrática do Congo. As informações foram divulgadas pelo “Estadão“.
“A paz e os direitos humanos ganharão quando as pessoas que se beneficiam da guerra pagarem um preço pelos danos causados”, afirmou o ator em um comunicado.
- 5 pontos cruciais para entender o conflito entre Rússia e Ucrânia
- Concurso leva estudantes para conhecer a África do Sul de graça ✈
- Generoso, George Clooney já deu um belo presentão para 14 amigos
- George Clooney doa US$ 1 milhão para combater ódio racial
”O objetivo do The Sentry é seguir o dinheiro e negar a quem se beneficia da guerra os lucros por seus crimes”, disse Prendergast. “Com o novo projeto, pretendemos desmantelar as redes de responsáveis, organizações e patrocinadores que financiam e se aproveitam dos conflitos mais mortíferos na África.”
Não é a primeira vez que a dupla se reúne por uma causa. Em 2010, eles criaram um projeto que utiliza satélites para mostrar imagens de cidades devastadas e evidências de abuso dos direitos humanos.