Giovanna Ewbank faz desabafo e repudia campanha racista de marca

10/01/2018 16:10 / Atualizado em 13/05/2025 12:50

Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso com a filha Titi
Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso com a filha Titi

Recentemente vítima de racismo por causa da cor da pele de sua filha Titi, a atriz e youtuber Giovanna Ewbank usou as redes sociais nesta quarta-feira, 10, para repudir uma campanha da marca “H&M”, que causou polêmica após colocar uma criança negra vestindo um casaco com a estampa escrita “O macaco mais legal da selva”.

“Em que século estamos vivendo mesmo?”, questionou Giovanna na publicação. Em seguida, ela se pergunta como uma marca pode ser tão cruel e racista. “Como tantas pessoas que trabalham numa empresa gigantesca como essa deixaram passar um absurdo como esse???”, se perguntou.

Giovanna Ewbank prossegue dizendo que a campanha é realmente lamentável e triste e destaca uma montagem em que o pai da criança que posou para a campanha modifica a imagem para chamar o filho de “O Rei do Mundo”. “Não existe mais tolerância pra esse tipo de preconceito!”, decretou ainda a atriz.

Confira o desabafo da atriz e youtuber:

Nos comentários, famosos como Padre Fábio de Melo e Daniela Mercury também aumentaram o coro de descontentamento com a marca. “É a publicidade refletindo o primitivismo que ainda está atuante na mentalidade de muitos. Lamentável”, disse Padre Fábio de Melo.

“Ao ver essa propaganda, chorei de indignação. O comercial é um ato violento contra os direitos humanos e, portanto, contra a humanidade. Inacreditável que uma empresa demonstre tamanho racismo e desrespeito pelo ser humano e use crianças para demonstrar seu preconceito. Essas e muitas outras crianças ficarão marcadas por esse ato absurdo de ódio racial”, criticou Daniela Mercury.

A marca se pronunciou em comunicado oficial assumindo o erro e lamentando que a campanha tenha sido veiculada. “Nós entendemos que muitas pessoas estão tristes sobre a imagem da criança com o moletom. Nós, que trabalhamos da H&M, só temos que concordar. Estamos profundamente arrependidos desta imagem ter sido feita e de ter isso estampado. Não só removemos as imagens dos nossos canais como também o produto. É óbvio que nossos deveres não foram seguidos devidamente. Disto não temos dúvida. Estamos investigando o motivo disto ter acontecido para evitar que esse tipo de erro aconteça novamente”.

Infelizmente, não são poucas as marcas que fecham os olhos para o racismo e comentem erros imperdoáveis em suas campanhas: