Haitianos gravam vídeo em resposta à declaração de Luciano Huck
Haitianos que vivem em Curitiba publicaram um vídeo nesta segunda-feira, dia 20, em resposta a uma matéria que explora apenas a imagem de pobreza em seu país de origem. O protesto surgiu após a TV Globo veicular uma reportagem, no intervalo do jogo entre Haiti e Brasil, no último dia 8 de junho, que recebeu inúmeras críticas.
O vídeo mostrado seria apenas do bairro Cite Soleil, na capital Port-au-Prince, conhecido pela miséria e a violência. A reportagem também teria usado imagens de 2004, período em que o país vivia graves problemas políticos, e de 2010, quando foi devastado depois de um terremoto.
De acordo com os haitianos, a emissora ignorou aspectos positivos da região. Além disso, o apresentador Luciano Huck chegou a dar uma declaração sobre sua experiência no Haiti. “Depois do que vi, acho que a humanidade não deu certo”, afirmou.
- Samantha Schmütz alfineta Luciano Huck pelo voto em branco em 2018
- Ministro das Comunicações compartilha vídeo com ataques à mídia
- Vídeos mostram como agia o professor preso acusado de pedofilia em SP
- Globo diz que advogado de Bolsonaro ocultou informação sobre áudio
A frase do apresentador causou indignação entre os imigrantes. Segundo eles, a atitude contribui para reforçar a xenofobia e outras dificuldades que eles enfrentam longe de seu país de origem. O vídeo foi feito com a ajuda do fotojornalista Brunno Covello e de alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
No vídeo de resposta à reportagem, os participantes desconstroem o discurso retratado pela TV Globo. “Somos humanos antes de ser haitianos ou brasileiros”, ressalta um dos haitianos. Assista abaixo: