Jornalista é alvo de ataques racistas no Facebook e mobiliza internautas

Da série "não existe racismo no Brasil"...

No dia 24 de abril, a jornalista Cristiane Damacena publicou uma foto em seu perfil no Facebook e, cinco dias depois, começou a receber inúmeras ofensas racistas como “macaca”, “escrava” e outras manifestações do gênero. O episódio ganhou repercussão em todo país e retoma a discussão sobre a violência de gênero em um país que não reconhece seu próprio preconceito.

Episódio envolvendo racismo gerou repercussão nas redes sociais. Postagem alcançou mais de 15 mil acessos.

Com a divulgação do incidente, a jornalista, rapidamente, passou a receber manifestações de apoio com mensagens de elogio à sua beleza. Cristiane, que preferiu não se manifestar sobre as agressões, recorreu aos seus direitos judiciais para resolver a questão. Numa das agressões, um internauta afirma que ela usa um vestido amarelo “porque é a cor preferida do macado pois lembra a banana”.

Após serem identificados, os responsáveis responderãopelo crime de injúria qualificada com pena que varia de um a três anos. A Polícia Civil do Distrito Federal, responsável pelas investigações em casos como este, ainda não se pronunciou sobre o assunto.