José Mayer muda discurso após campanha de globais contra assédio

04/04/2017 16:00

Na última sexta-feira (31), o ator José Mayer se pronunciou pela primeira vez após ser denunciado por assédio sexual contra a figurinista Su Tonani, de 28 anos. Na ocasião, ele atribuiu a culpa ao machismo do personagem Tião Bezerra e pediu para as pessoas não misturarem “ficção com realidade”.

“As palavras e atitudes que me atribuíram são próprias do machismo e da misoginia do personagem Tião Bezerra… Não são minhas! Nesses 49 anos trabalhando como ator, sempre busquei e encontrei respeito e confiança em todos que trabalham comigo”, disse.

Apenas quatro dias após sua declaração, o ator divulgou uma nova carta. Desta vez, assumindo o erro. “Tristemente, sou sim fruto de uma geração que aprendeu, erradamente, que atitudes machistas, invasivas e abusivas podem ser disfarçadas de brincadeiras ou piadas. Não podem. Não são”, escreveu em texto divulgado nesta terça-feira (4).

José Mayer foi acusado de ter assediado sexualmente uma funcionária da Globo
José Mayer foi acusado de ter assediado sexualmente uma funcionária da Globo

Quatro dias. Uma postura totalmente nova. Entre uma carta e outra, uma mobilização: com as frases “Mexeu com uma, mexeu com todas. Chega de assédio” estampadas numa camiseta, atrizes como Bruna Marquezine, Taís Araújo, Camila Pitanga, Cleo Pires, Maria Casadevall e Sophie Charlotte, além de autoras e funcionárias da TV Globo, publicaram fotos e textos nas redes sociais em apoio à figurinista e a todas as mulheres que sofrem ou já sofreram algum tipo de assédio.

O protesto foi bastante comemorado nas redes sociais, principalmente porque já vimos e revimos episódios de assédio em que as denúncias das mulheres são questionadas, quando não silenciadas. Ainda hoje, na maior parte das vezes, casos que envolvem homens famosos e/ou poderosos são simplesmente “esquecidos” com bastante facilidade (vide denúncias feitas contra o ator premiado Casey Affleck e o cantor Victor Chaves, da dupla com Léo).

A união das mulheres nesses episódios é essencial para que esses casos não sejam esquecidos: é necessário que o agressor reveja sua postura e seja punido pelo crime que cometeu. É preciso justiça.

Nesta terça, a TV Globo reiterou sua posição contra o assédio e afirmou que não irá escalar José Mayer para a próxima novela das nove da emissora, que deve estrear em 2018. O ator foi suspenso de qualquer produção dos Estúdio Globo por tempo indeterminado, conforme comunicado enviado ao Catraca Livre.

O caso foi repercutido nesta terça-feira, dia 4, em uma reportagem do telejornal “Jornal Hoje” e também no programa “Vídeo Show”.

“Queria agradecer a Su, pela força dela, porque só a partir da força dela que a gente está aqui e pode falar sobre essa ferida que está aberta aqui, na nossa sociedade, no nosso país, no mundo todo”, disse a atriz Nathalia Dill em entrevista para o programa.

Confira abaixo o comunicado da Comunicação da Globo na íntegra:

Em relação à denuncia de assédio envolvendo o ator José Mayer e a figurinista Susllen Tonani, a Globo reafirma o teor da nota divulgada na última sexta-feira, quando afirmou que o caso foi apurado e que as devidas providências estavam sendo tomadas. Naquela nota, a emissora enfatizou que repudia toda e qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito. E que zela para que as relações entre funcionários e colaboradores se deem em um ambiente  de harmonia de acordo com o Código de Ética e Conduta do Grupo Globo.

Esta convicção da Globo foi reafirmada para um grupo de atrizes, diretoras e produtoras, reunidas no domingo à noite, quando a emissora informou que, apurado o caso, tomou a decisão de suspender o ator José Mayer de produções futuras dos Estúdios Globo por tempo indeterminado. O ator foi notificado na segunda-feira dessa decisão.  Sobre a iniciativa de funcionários, colaboradores e executivos de usar hoje camisetas com os dizeres “Mexeu com uma, mexeu com todas”, a Globo se solidariza com a manifestação, que expressa os valores da empresa.

O ator José Mayer, de enorme talento e com grandes serviços prestados à Globo e às artes brasileiras, certamente terá oportunidade de expressar seus sentimentos em relação ao triste episódio e esclarecer que atitudes pretende tomar. A Globo lamenta que Susllen Tonani tenha vivido essa situação inaceitável num ambiente que a emissora se esforça cotidianamente para que seja de absoluto respeito e profissionalismo. E, por essa razão, pede a ela sinceras desculpas.