Jovem com microcefalia persegue sonho de desfilar como modelo

Aos 17 anos, Ana Victória Lago tem o mesmo sonho de muitas adolescentes de sua idade: o de ser modelo. Portadora de microcefalia, ela não está disposta a deixar a condição ficar no caminho de seu objetivo. Junto de uma agência de sua cidade de Manaus, ela está enfrentado o preconceito para tornar o seu sonho de passarelas em uma realidade. As informações são do UOL Estilo.

“Não existem medidas para os meus sonhos,” diz ela em sua página no Facebook com uma fita métrica em torno da cabeça. “Meu sonho é ser modelo, gosto de passarela. Adoro tirar fotos. E estou gostando muito de tudo isso,” disse ao site através de mensagem enviada pela mãe, já que Ana tem dificuldade em conversar.

A portadora de microcefalia Ana Victória Lago: desfilando no preconceito rumo às passarelas

Ana conta com a ajuda de amigos para chegar ao seu objetivo. Sem poder pagar por um book profissional, ela buscou ajuda no Facebook e encontrou um fotógrafo que o faria de graça. O figurino foi emprestado por uma loja, amigas fizeram o cabelo, assim por diante.

O aumento no caso de microcefalia de 2016 trouxe de volta o assunto à tona, assim como uma difusão maior de informações que mostram que pessoas com as condições de Ana tem perfeitas condições de irem atrás do que sonham.

“A inclusão está chegando a outros níveis e o que está acontecendo com a minha filha vai abrir portas para essa geração de crianças,” disse a mãe de Ana ao UOL. “Pode ser que eu não veja todo o progresso, mas estarei deixando a minha contribuição”.