Lázaro Ramos fala sobre racismo em programa de Pedro Bial
O ator Lázaro Ramos participou do programa “Conversa com Bial”, da Rede Globo, nesta terça-feira, 13. Na entrevista com o jornalista Pedro Bial, o ator falou sobre a questão do racismo no Brasil, principalmente a partir do lançamento do seu livro “Na Minha Pele”.
“Esse livro que estou vendendo é uma conversa disforme de construção de identidade”, disse o ator. “Nesses dez anos, tive ajuda de pesquisadores. Demorei para encontrar a voz desse livro. Antes, acho que era uma voz distanciada, como se fosse fazer só uma tese para provar um ponto de vista. Pegava estáticas e não era a minha voz”, revelou.
Ramos também contou na entrevista sobre como se sente um ator privilegiado diante de outros profissionais negros. “Minha história de vida é uma exceção porque sou um ator privilegiado, meu trabalho é reconhecido e tenho o carinho das pessoas. Isso não é uma realidade de todos os atores negros do meu país”, disse,
- Este sinal de câncer de pâncreas é detectado em 75% dos casos
- Bahia: 3 lugares baratos para viajar e se encantar
- Composição sanguínea do cordão umbilical explica o autismo
- Entenda a relação entre a queda de cabelo e falta de vitaminas
“A gente tem que entender o que o mundo diz e o que o mundo nos oferece”, contou o ator para Bial. “A gente sabe que a nossa relação étnica racial é complexa. Às vezes, quero ser só um ator e, às vezes, quero ser um ator negro. Eu tenho esse direito de escolha”, comentou.
No livro, Lázaro Ramos divide com o leitor suas reflexões sobre temas como ações afirmativas, gênero, família, empoderamento, afetividade e discriminação.
- Leia mais: