Mãe desabafa na web após filho ser revistado de maneira invasiva

Nos Estados Unidos, a inspeção de passageiros em aeroportos é extremamente cuidadosa e, muitas vezes, invasiva. A maneira como Aaron, de 13 anos, foi tratado chamou atenção depois que sua mãe fez um relato importante nas redes sociais.

Neste domingo, Jennifer Williamson e seu filho perderam seu voo depois que um agente da TSA – agência de departamento de segurança dos Estados Unidos – os deteve por mais de uma hora.

Aaron não disparou nenhum alarme no aeroporto

O que gerou comoção e revolta, no entanto, foram as apalpadas excessivas no menino por parte do profissional. De acordo com a mãe, Aaron não disparou alarmes e teve o corpo examinado por causa de um computador encontrado em sua mochila. As regras do TSA indicam que a técnica utilizada no menino é usada apenas em último caso.

Jennifer chegou a solicitar para os agentes revistarem seu filho de outro jeito, já que ele sofre de TPS (Transtorno de Processamento Sensorial) – desordenamento das habilidades sensoriais, causando a hipersensibilidade ou hipossensibilidade. O pedido, no entanto, foi ignorado.

“Nós fomos tratados como cachorros porque eu pedi que eles o revistassem de outras maneiras de acordo com as regras da TSA”, explicou. “Ele tem TPS e eu não queria que meu filho fosse apalpado desse jeito”.

Depois de dizer que seu filho estava ainda chocado com a situação, ela completou o desabafo com um apelo. “Por favor, compartilhe… nós temos que fazer isso viralizar como os outros vídeos de crianças com a TSA.”, disse. “De alguma forma, estes agentes do TSA que estão traumatizando crianças e fazendo o que eles querem sem nenhum motivo, devem ser impedidos.”

As imagens de Aaron sendo revistado foram compartilhadas no Facebook pessoal de Jennifer. O vídeo teve mais de 6 milhões de visualizações, além de comentários de insatisfação com a situação.

  • Infelizmente, situações como esta são recorrentes. No Brasil, o abuso de poder policial é um problema que deve ser destacado. Caso você se depare com situações de desvio de conduta e violência policial, denuncie. Veja aqui um aplicativo que te ajuda a fazer essa denúncia.