Racismo: menino negro é hostilizado em parquinho na Espanha
Diante da escalada fascista que escancara as tensões sociais dos últimos anos, um episódio de racismo registrado, recentemente, na Espanha, chocou o mundo. No vídeo, um menino negro é hostilizado por crianças brancas em um parquinho.
Tudo começa quando o menino, ao tentar subir em um brinquedo, é impedido por outras crianças que ali estavam. Com apoio de outra mulher, a mãe do menino repreende as crianças, mas não resolve o incômodo.
Na sequência, ela desiste de convencer as crianças e leva o filho para outro brinquedo do parquinho. Não leva muito tempo para que duas meninas corram em direção ao menino e comecem a insultá-lo.
- Jogador de basquete brasileiro é vítima de racismo na Espanha
- Ataque racista: boneco de Vini Jr sendo enforcado é pendurado em Madri
- Garota de 10 anos sofre racismo em papelaria do Rio
- Menina de 10 anos sofre racismo na internet e mãe registra queixa no RJ
Uma delas o agride. Sem qualquer interferência dos adultos presentes, a mãe decide ir embora após dois minutos e meia de perseguição.
Repercussão e debate
Publicado no início de abril, o vídeo já teve 20 milhões de visualizações no Facebook e mais de 240 mil compartilhamentos.
Em meio ao debate sobre racismo na Espanha, Mario Whyte Caletrio, autor do vídeo, comentou sobre o episódio. “Todos nós, espanhóis negros, já passamos por isso alguma vez”. Apesar disso, nas redes sociais, houve quem rejeitasse a ideia de que a situação retratasse uma questão racista. Confira o vídeo: