Minhocão passa a se chamar Presidente João Goulart após 45 anos

Lei sancionada nesta segunda-feira, 25, renomeia elevado que há 45 anos recebia nome de ditador

25/07/2016 19:06

Foi anunciado nesta segunda-feira a mudança de nome do Elevado Costa e Silva, o Minhocão, que agora passa a se chamar Presidente João Goulart. A homenagem ao ex-presidente deposto pelo golpe militar de 1964 já havia sido aprovada pelos vereadores da capital paulista.

A alteração faz parte do programa “Ruas de Memória”, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que pretende mudar os nomes de mais de 40 vias de São Paulo que remetem a algozes da ditadura que assombrou o país por 21 anos.

Quatro anos após inauguração, registro mostra impacto da obra na capital paulista em 1975
Quatro anos após inauguração, registro mostra impacto da obra na capital paulista em 1975

Em entrevista ao portal G1, o prefeito paulistano, Fernando Haddad, justificou que a ideia não é “apagar da memória do brasileiro o que foi a ditadura militar”.”Temos que reiterar a todo momento o quão penoso foi o período de mais de 20 anos no nosso país, para evitar que isso volte a acontecer, sob qualquer manto, não só o manto militar”.

De Maluf para Costa e Silva

Inaugurado em 1971, em plena ditadura, o projeto arquitetônico recebeu o nome Elevado Presidente Arthur da Costa e Silva do hoje deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), à época prefeito da cidade.

Quarenta e cinco anos depois de sua fundação, o projeto de lei apresentado por Eliseu Gabriel (PSB) revoga o decreto 8.574, de 19 de setembro de 1969, que deu nome à via construída nos subdistritos da Consolação, Santa Cecília, Perdizes e Barra Funda. Confira a matéria na íntegra.