Minhocão passa a se chamar Presidente João Goulart após 45 anos
Lei sancionada nesta segunda-feira, 25, renomeia elevado que há 45 anos recebia nome de ditador
Foi anunciado nesta segunda-feira a mudança de nome do Elevado Costa e Silva, o Minhocão, que agora passa a se chamar Presidente João Goulart. A homenagem ao ex-presidente deposto pelo golpe militar de 1964 já havia sido aprovada pelos vereadores da capital paulista.
A alteração faz parte do programa “Ruas de Memória”, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que pretende mudar os nomes de mais de 40 vias de São Paulo que remetem a algozes da ditadura que assombrou o país por 21 anos.
Em entrevista ao portal G1, o prefeito paulistano, Fernando Haddad, justificou que a ideia não é “apagar da memória do brasileiro o que foi a ditadura militar”.”Temos que reiterar a todo momento o quão penoso foi o período de mais de 20 anos no nosso país, para evitar que isso volte a acontecer, sob qualquer manto, não só o manto militar”.
- Conheça o patrimônio histórico no ABC Paulista
- Além de Bolsonaro, quais outros presidentes não passaram a faixa?
- Além de Lula e Alckmin: 7 vezes em que políticos foram vira-casacas em disputas eleitorais
- Dia da Democracia: 12 vezes em que a democracia brasileira esteve em risco recentemente
De Maluf para Costa e Silva
Inaugurado em 1971, em plena ditadura, o projeto arquitetônico recebeu o nome Elevado Presidente Arthur da Costa e Silva do hoje deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), à época prefeito da cidade.
Quarenta e cinco anos depois de sua fundação, o projeto de lei apresentado por Eliseu Gabriel (PSB) revoga o decreto 8.574, de 19 de setembro de 1969, que deu nome à via construída nos subdistritos da Consolação, Santa Cecília, Perdizes e Barra Funda. Confira a matéria na íntegra.