Minnesota elege ex-refugiada da Somália como deputada estadual
Nesta terça-feira, dia 8, Ilhan Omar se tornou a primeira norte-americana muçulmana de origem somali a ser eleita deputada estadual de Minnesota (EUA). De acordo com informações do The Huffington Post, em agosto deste ano ela derrotou um oponente e garantiu a nomeação pelo partido democrata.
A vitória de Omar representa a vitória das causas progressistas e um impulso para eleger mais mulheres e minorias para cargos públicos. A ex-refugiada vai atuar em um distrito diverso e liberal, que abrange a maior parte de Minneapolis.
Ilhan Omar nasceu na Somália e viveu quatro anos em um campo de refugiados no Quênia antes de imigrar para os Estados Unidos, com 12 anos. Aos 34 e mãe de três crianças, a deputada adotou uma plataforma progressista, defendendo políticas educacionais acessíveis, reforma da justiça criminal, igualdade econômica e energia limpa.
- Após ter negado, ex de Bolsonaro diz que é dona de mansão de R$ 3 milhões
- Como foi a entrevista de Lula no Jornal Nacional
- SP: Deputado Orlando Silva sofre racismo em restaurante de São Paulo
- Podemos abre procedimento disciplinar contra deputado Arthur do Val
Sua inspiração para entrar na política, ainda na adolescência, se deu por causa da desigualdade nos Estados Unidos. “[Os EUA] É a terra da liberdade e da justiça para todos, mas precisamos trabalhar para isso. Nossa democracia é incrível, mas é frágil. Ela aconteceu através de muitos progressos, mas precisamos continuar o progresso para torná-la, de fato, ‘justiça para todos'”, comentou Omar a respeito do tema.