Mônica troca vestido em prol do Fim da Violência Contra Mulheres
Não são só pessoas que fazem ativismos relevantes para a sociedade. A personagem de quadrinhos mais famosa do Brasil, a Mônica, participou do Dia Internacional do Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas.
Ela trocou seu famoso vestido vermelho para laranja como parte da campanha e a explicação para isso veio junto de uma imagem na página da Turma da Mônica no Facebook.
A cor é otimista e vibrante e, segundo a publicação, foi escolhida para simbolizar a esperança por dias melhores para as mulheres. Além da figura empoderada da Mônica, o desenho foi divulgado com o slogan: “Se for para ajudar as meninas, ela até troca de cor favorita por um dia”.
- Festival das Marias no Brasil acontece no MIS, Teatro Sérgio Cardoso e O Mundo do Circo
- 10 países mais seguros para mulheres viajarem sozinhas
- Falso personal é preso por suspeita de infectar mulheres com HIV de propósito
- Estudante é estuprada e morta em festa de calouros da UFPI
A data, celebrada nesta sexta-feira, dia 25 de novembro, foi criada em 1981 depois do Primeiro Encontro Feminista da América Latina e Caribe, realizado na cidade de Bogotá. Já a campanha faz parte do projeto #DonasdaRua, apoiado pela ONU Mulheres, que tem como objetivo trabalhar a autoestima feminina, os direitos e as oportunidades das mulheres.
De acordo com informações da ONU, quase 30% das mulheres que vivem nas Américas foram vítimas de violência física e/ou sexual por seus parceiros e por volta de 11% têm sofrido violência sexual por pessoas que não são seus parceiros.
Em 2015, por exemplo, o Brasil registrou mais de 63 mil denúncias de violência contra a mulher, o que significa que há um caso a cada sete minutos.