Oscar não tem atores negros entre os concorrentes pelo 2º ano seguido
Na categoria de melhor direção, não há negros ou diretoras mulheres
Pelo segundo ano consecutivo, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood não indicou atrizes, atores e diretores negros ao Oscar – o anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 14 (veja a lista aqui). Em 2015, essa mesma situação levou à criação da hashtag #OscarsSoWhite (#OscarMuitoBranco) e que, agora, surge novamente como #OscarsStillSoWhite (#OscarAindaMuitoBranco).
Nas categorias para eleger as melhores interpretações do ano, há 20 candidatos e nenhum deles é negro. Antes do anúncio, nomes como Will Smith (“Um homem entre gigantes”), Michael B. Jordan (“Creed: Nascido para lutar”) e Samuel L. Jackson (“Os oito odiados”) eram cotados para a indicação.
Na categoria de melhor direção, também não há negros ou diretoras mulheres. A Academia de Hollywood, presidida por Cheryl Boone Isaacs (uma mulher negra), afirma ter se esforçado nos últimos tempos para que haja uma maior diversidade entre seus membros, majoritariamente brancos e mais velhos.
Em julho, a entidade convidou artistas negros, como David Oyelowo, Gugu Mbatha-Raw e F. Gary Gray, e recentemente anunciou a iniciativa A2020, que tem como objetivo diversificar a Academia e incentivar a indústria cinematográfica a dar mais oportunidades para as minorias.
A 88ª edição do Oscar será comandada pelo humorista negro Chris Rock.