Para Bertolucci, polêmica sobre cena de estupro é ‘mal-entendido’
Em um comunicado emitido nesta segunda-feira, 5, o diretor Bernardo Bertolucci afirmou que a discussão em torno da cena de estupro entre os personagens vividos por Marlon Brando e Maria Schneider em “O Último Tango em Paris” não passa de um “ridículo mal-entendido”.
De acordo com informações do The Hollywood Reporter, o diretor italiano argumenta que a atriz tinha conhecimento sobre a violência da cena.
“Eu gostaria, pela última vez, de esclarecer um mal-entendido ridículo que continua a gerar matérias na imprensa sobre Último Tango em Paris ao redor do mundo. Alguns anos atrás, na Cinemateca Francaise, alguém me pediu detalhes sobre a famosa cena da manteiga. Eu detalhei, mas talvez não fui claro, quando disse que decidi com Marlon Brando não informar Maria que nós usaríamos a manteiga. Nós queríamos sua reação espontânea a esse uso impróprio da manteiga. É aí que reside o mal-entendido.”
- 5 destinos perfeitos para se aventurar no Chile
- 8 passeios imperdíveis em Santos para fazer em família
- 4 sintomas iniciais de demência para se atentar o quanto antes
- As 5 frutas mais saudáveis do mundo: veja tudo o que você precisa saber sobre elas
Segundo Bertolucci, a atriz teria conhecimento sobre a cena de estupro que protagonizaria com Brando, o que não foi revelado previamente foi o uso da manteiga como lubrificante em suas partes íntimas.
“Alguém pensou, e pensa, que Maria não tinha sido informada sobre a violência que ela encenaria. Isso é falso! Maria sabia tudo porque tinha lido o roteiro, onde tudo estava descrito. A única novidade era a ideia da manteiga. E isso, como eu aprendi muitos anos depois, ofendeu Maria. Não a violência a que ela está sujeita na cena, que foi escrita no roteiro.”
Entenda o caso
O diretor Bernardo Bertolucci admitiu não ter avisado a atriz Maria Schneider sobre cena de estupro no filme “O Último Tango em Paris”. O italiano planejou a cena com o ator Marlon Brando e, segundo ele, o intuito era filmar a reação da Maria, e não de sua personagem.
A polêmica começou quando uma ONG resgatou um vídeo de 2013 em que o Bertolucci conta em detalhes o que aconteceu. “Me comportei de uma maneira horrível com Maria, porque não disse a ela o que iria acontecer”, confessa no vídeo. Ele diz se sentir horrível, mas que não se arrepende.
Em 2007, Maria disse em entrevista ao jornal inglês Daily Mail que se sentiu humilhada por Marlon e Bertolucci e que o ator não a consolou ou pediu desculpas depois de filmar a famosa cena da manteiga.
“Deveria ter chamado meu agente ou fazer meu advogado vir ao set porque não se pode forçar alguém a fazer algo que não está no roteiro, mas, naquela época, eu não sabia disso. Marlon me disse: ‘Maria, não se preocupe, é só um filme’, mas durante a cena, embora o que Marlon fizesse não fosse real [não houve penetração], eu chorava de verdade. Senti-me humilhada e, para ser honesta, um pouco violentada por Marlon e Bertolucci. Pelo menos foi só uma tomada”, disse a atriz na época.
Maria Schneider morreu em 2011, aos 58 anos, depois de uma longa luta contra o câncer.
Veja a entrevista com Bertolucci:
Leia também: Famosos repudiam Bertolucci por cena de estupro em filme