No Dia da Educação, 28 de abril, uma parceria entre a Iguatemi Empresa de Shopping Centers e a Escola Estadual Luis Arrôbas Martins, localizada em Santo Amaro (zona sul), na cidade de São Paulo, mostra como é possível melhorar a qualidade de ensino da rede pública envolvendo toda a comunidade escolar.

Incluir mais cultura no currículo dos alunos foi fundamental para que a experiência desse certo. Excursões para museus, parques e outros lugares serviram como extensão das aulas.

No início da parceria em 2007, apoiada pelo Parceiros da Educação, foi realizado um diagnóstico escolar a partir do levantamento de prioridades realizado com professores, pais, alunos, funcionários e a equipe gestora da escola. Com esses dados e com os resultados da avaliação do rendimento dos alunos do Sistema de Avaliação do Estado de São Paulo (SARESP), elaborou-se um Plano de Ação da Parceria.

Inicialmente, foram feitas algumas reformas do prédio, proporcionando um ambiente escolar mais agradável e seguro. Paralelamente, foram implementadas ações de apoio pedagógico, tais como:

Formação continuada em Matemática aos professores e coordenador pedagógico com a contratação do Instituto Mathema. Essa ação possibilitou que os professores dessem aulas mais dinâmicas e utilizassem materiais pedagógicos diversificados, facilitando o desenvolvimento do raciocínio lógico e a compreensão da matemática. Todo esse trabalho foi acompanhado pela Diretora, pela Coordenadora Pedagógica da Escola e pela Facilitadora de Parceria.

Apoio material aos projetos desenvolvidos pelos professores –
compra de materiais pedagógicos e organização de excursões com os alunos. Assim, os conteúdos estudados em sala de aula foram vivenciados com diferentes estratégias e em diferentes ambientes.

Acompanhar e medir resultados do desempenho dos alunos - bimestralmente foram aplicadas avaliações, alinhadas com a proposta da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, para acompanhar e redimensionar as ações da parceria com foco na construção de um ensino de qualidade. A equipe gestora da Escola, juntamente com a Facilitadora de Parceria, trabalhou esses resultados com os professores. Assim, ao longo do ano letivo, foi possível acompanhar e traçar novas estratégias.

Resultado

O resultado pode ser verificado nas notas do IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) deste ano, que é um indicador de avaliação composto por dois critérios: o desempenho dos alunos nos exames de proficiência do SARESP (o quanto aprenderam) e o fluxo escolar (em quanto tempo aprenderam):

IDESP 2007  Luis Arrôbas - 4,84
META do Estabelecida pelo Estado para a Arrôbas para 2008  - 4,94
IDESP 2008 Luis Arrôbas -  6,12
Superação da Meta Estabelecida pelo Estado -  26,5%

A Parceria foi firmada em 2007 quando a escola apresentava um IDESP de 4,84 e precisava alcançar 4,94 conforme meta proposta pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Após a implantação de várias ações pedagógicas, os resultados foram: O IDESP 2008 avançou de 4,84 para 6,12, ou seja, 26%, superando a meta estabelecida pela Secretaria da Educação.

Comparando a Luis Arrôbas com as demais escolas do Estado:
A Luis Arrôbas Martins ficou em 2º lugar no ranking das melhores escolas da Capital de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental.

A Luis Arrôbas Martins ficou em 1º lugar em Matemática no Saresp 2008, dentre as 582 escolas estaduais de 1ª a 4ª série da Capital.