Placa em banheiro de famoso clube informa que babás não podem entrar

26/05/2016 14:43

No Country Club, em Ipanema, no Rio de Janeiro, há uma placa diante do banheiro feminino do local informando que as babás de filhos de sócios do clube não podem entrar: devem usar o sanitário reservado para crianças.

A coluna do jornalista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, informou que uma babá que dava banho em duas crianças no banheiro tradicional foi convidada por um funcionário do clube a se retirar.

O caso está sendo investigado
O caso está sendo investigado

“É muito retrógrado. E é inacreditável que ainda exista hoje esse tipo de exclusão. O problema não é preconceito de classe, raça ou cor, é sim uma classe achar que pode excluir a outra, sendo que ela necessita, depende dessa pessoa. Babá não é alguém que cuida do bebê, da criança? E o maior valor de uma família não são as crianças? E essa babá que cuida desse bem maior não pode frequentar o mesmo banheiro dos sócios? O que estamos vendo é uma classe lutando contra si mesma”, disse a psicanalista e filósofa Viviane Mosé ao jornal.

Ao colunista Ancelmo Gois, o clube disse que o uso do banheiro feminino é “exclusivo para sócias, que deixam lá seus pertences”. Por isso, fizeram a proibição.

O Ministério Público do Trabalho abriu investigação contra o clube por discriminação. Confira a reportagem na íntegra aqui.

O que você acha dessa proibição? Deixe sua opinião nos comentários.