Prefeitura vai mudar nomes de ruas de SP ligados à ditadura
O Elevado Costa e Silva deve passar a se chamar oficialmente Minhocão. O atual nome da via expressa em São Paulo é uma homenagem ao Marechal Arthur da Costa e Silva, presidente que atuou no regime limitar e suspendeu liberdades democráticas.
Essa alteração faz parte de um programa do prefeito Fernando Haddad (PT) chamado “Ruas de Memória“, lançado nesta quinta-feira (13), que tem como objetivo mudar o nome de ruas, pontes, praças e viadutos relacionados à ditadura militar e substituí-los pelos nomes daqueles que lutaram pela democracia, liberdade e direitos humanos.
“O debate já existia com iniciativas de vereadores, mas, quando o Executivo pauta esse debate, ele ganha outra qualidade”, disse o presidente da Câmara, Antonio Donato (PT). As informações foram divulgadas pelo “Estadão“.
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
Ainda não há prazo para a mudança dos nomes, que devem ser escolhidos após discussão com moradores da capital. No caso do Elevado Costa e Silva, a ideia nem é arrumar um novo nome, já que a população praticamente oficializou o nome da via como Minhocão, portanto basta colocá-lo também no papel.
O ministro-chefe da secretaria de Direitos Humanos, Pepe Vargas, disse que o programa é uma “reparação histórica às vítimas da ditadura”.
“Um povo que não tem direito à verdade não consegue nem sequer construir um presente que garante democracia e respeito aos direitos humanos”, disse ele.