Projeto prevê abertura de ruas para lazer na periferia de São Paulo

Proposta tem como objetivo estimular atividades culturais na periferia de São Paulo

27/08/2015 16:11 / Atualizado em 30/10/2015 14:45

Foi aprovado na última quarta-feira, 26 de agosto, na Câmara Municipal de São Paulo o projeto de Lei nº 594, intitulado “Rua 24h”, que prevê o fechamento de ruas para carros e abertura ao lazer da população aos finais de semana em todas as subprefeituras da cidade São Paulo.

De autoria do vereador Nabil Bonduki (PT), a proposta busca a liberação da via pública para atividades esportivas, recreativas e culturais, incluindo a abertura de serviços públicos e privados para além do horário comum de funcionamento. Em resumo, a proposta tem como ideia estimular atividades econômicas e culturais comunitárias por 24 horas.

Segundo a proposta, A via deverá ser predominantemente comercial, respeitando as legislações de sons e ruídos urbanos
Segundo a proposta, A via deverá ser predominantemente comercial, respeitando as legislações de sons e ruídos urbanos

A proposta é liberar o uso da via pública para práticas esportivas, recreativas, culturais e autorizar a abertura de comércios e serviços públicos e privados para além do seu horário normal de funcionamento, gerando um uso 24 horas de uma via específica, ampliando o direito ao Lazer, o direito à Cidade, a apropriação do espaço público e estimulando as atividades econômicas e culturais locais.

O projeto “Rua 24h” surgiu com a intenção de proporcionar melhorias às regiões desprovidas de praças ou parques, contribuindo para o fortalecimento da identidade local e da sensação de segurança.