Quais são os hospitais que mais receberam reclamações em SP?
A pouco mais de um mês para as eleições, o Catraca Livre, em parceria com o site Fiquem Sabendo, divulga lista dos hospitais municipais que mais receberam reclamações nos últimos três anos
A pouco mais de um mês para as eleições que acontecem em outubro, o Catraca Livre quer saber: qual sua opinião sobre os hospitais da rede municipal de saúde em São Paulo?
Para promover uma discussão com embasamento e informações que fomentem o debate, apresentamos a pesquisa divulgada pelo site de jornalismo de dados Fiquem Sabendo, que -por meio da Lei de Acesso à Informação – destaca os hospitais municipais que receberam o maior número de reclamações entre 2013 e 2015.
Das 17 unidades apresentadas na pesquisa, o hospital da Vila Nhocuné, na Zona Leste, apresenta o pior índice de reclamações: 38,01 a cada 10 mil atendimentos (proporção utilizada para a realização da pesquisa). Entre 2013 e 2015, a unidade realizou 76.296 atendimentos e recebeu um total de 290 reclamações.
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
Zona Sul reúne três dos cinco hospitais com mais reclamações
Apesar do campeão de reclamações estar localizado na zona leste paulistana, três dos cinco primeiros hospitais que encabeçam a lista estão nos bairros Campo Limpo (1.508), M’Boi Mirim (1.290) e Jabaquara (713) – todos na zona sul.
Juntas, as três unidades de atendimento realizaram 1.394.703 consultas durante o período referido. Ao todo, os três hospitais da zona sul contabilizam 3.511 denúncias.
Os menos reclamados
Se entre os hospitais com o maior número de reclamações predominavam endereços da zona sul paulistana, por outro lado, entre os cinco com menos queixas – a única região que não aparece na lista é, justamente, a sul.
Ao todo, os cinco hospitais em melhores posições no ranking contabilizaram 2018 ocorrências e se dividem entre a região central, leste, norte e oeste da cidade. Com 76 reclamações, o Hospital Municipal do Rio Pequeno é o que menos registrou reclamações nos últimos três anos.