Quais são os hospitais que mais receberam reclamações em SP?
A pouco mais de um mês para as eleições, o Catraca Livre, em parceria com o site Fiquem Sabendo, divulga lista dos hospitais municipais que mais receberam reclamações nos últimos três anos
A pouco mais de um mês para as eleições que acontecem em outubro, o Catraca Livre quer saber: qual sua opinião sobre os hospitais da rede municipal de saúde em São Paulo?
Para promover uma discussão com embasamento e informações que fomentem o debate, apresentamos a pesquisa divulgada pelo site de jornalismo de dados Fiquem Sabendo, que -por meio da Lei de Acesso à Informação – destaca os hospitais municipais que receberam o maior número de reclamações entre 2013 e 2015.
Das 17 unidades apresentadas na pesquisa, o hospital da Vila Nhocuné, na Zona Leste, apresenta o pior índice de reclamações: 38,01 a cada 10 mil atendimentos (proporção utilizada para a realização da pesquisa). Entre 2013 e 2015, a unidade realizou 76.296 atendimentos e recebeu um total de 290 reclamações.
Zona Sul reúne três dos cinco hospitais com mais reclamações
Apesar do campeão de reclamações estar localizado na zona leste paulistana, três dos cinco primeiros hospitais que encabeçam a lista estão nos bairros Campo Limpo (1.508), M’Boi Mirim (1.290) e Jabaquara (713) – todos na zona sul.
Juntas, as três unidades de atendimento realizaram 1.394.703 consultas durante o período referido. Ao todo, os três hospitais da zona sul contabilizam 3.511 denúncias.
Os menos reclamados
Se entre os hospitais com o maior número de reclamações predominavam endereços da zona sul paulistana, por outro lado, entre os cinco com menos queixas – a única região que não aparece na lista é, justamente, a sul.
Ao todo, os cinco hospitais em melhores posições no ranking contabilizaram 2018 ocorrências e se dividem entre a região central, leste, norte e oeste da cidade. Com 76 reclamações, o Hospital Municipal do Rio Pequeno é o que menos registrou reclamações nos últimos três anos.