Restaurante cobra 30% a mais de homens em ação sobre desigualdade salarial
O que você faria se saísse para jantar e, ao pedir o menu, visse que todos os pratos e bebidas são 30% mais caros para os homens? Foi exatamente isso que fez o restaurante Ramona, localizado no centro de São Paulo, em uma campanha chamada “The Unfair Menu” (Menu Injusto, em tradução livre) sobre a desigualdade salarial entre homens e mulheres.
A agência Agnelo Comunicação criou a campanha para mostrar que, no Brasil, as mulheres ganham em média 30% a menos que os homens para desempenhar as mesmas funções. Portanto, esse cenário é tão injusto quanto cobrar mais dos homens em restaurantes.
O vídeo que divulgou essa ação mostra os clientes reclamando a taxa extra. “Tem alguma coisa errada com esse cardápio. Subiram os preços?”, reclamou um dos fregueses. “Que brincadeira é essa de cobrar mais dos homens? Um absurdo”, questionou outro.
- BBB 23: Cezar aproveita raio-x para reivindicar piso salarial da enfermagem
- Homens negros denunciam organização de Fórmula 1 por racismo
- Pantanal em chamas: mobilizações online cobram ação dos governos
- Relógio de 29 horas evidencia diferença salarial entre gêneros
Quando veio a conta, os indignados receberam uma mensagem mostrando a injustiça salarial que ocorre no mercado de trabalho no Brasil. “Então, nada mais justo que cobrar mais dos homens pelos mesmos serviços”, dizia o texto.
“Vimos que o feminismo passou a ser amplamente discutido nas redes sociais e a publicidade não fica de fora dessas discussões. O público já não aceita marcas com posicionamento machista e elas precisam se retratar frequentemente”, diz Camila Gurgel, uma das idealizadoras da campanha.
Veja vídeo da campanha abaixo: