Rita Lobo responde Temer após afirmação sobre papel da mulher
Na tarde desta quarta-feira, 8 de março, aconteceu no Palácio do Planalto um evento em “homenagem” ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, o presidente Michel Temer causou constrangimento ao comentar sobre o papel da mulher na sociedade brasileira.
O mandatário afirmou que ninguém detecta melhor as flutuações de preços no supermercado do que as mulheres. “Na economia, também a mulher tem grande participação. Ninguém é mais capaz de indicar os desajustes de preço no supermercado do que a mulher. Ninguém é capaz de melhor detectar as flutuações econômicas do que a mulher, pelo orçamento doméstico.”
Diante da polêmica, a cozinheira e apresentadora Rita Lobo deu uma resposta lacradora ao presidente. No Twitter, ela compartilhou um link com as declarações machistas de Temer e escreveu: “E reforça a ideia equivocada de que alimentação é responsabilidade da mulher. Senhor, alimentação não é assunto de dona de casa, é da casa“.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Em seguida, a apresentadora publicou um texto sobre o tema e desconstruiu ideias equivocadas. “A divisão de tarefas [na casa] é, inclusive, um princípio, não só de alimentação saudável, mas de convivência saudável”, diz um trecho. Confira na íntegra.
E reforça a ideia equivocada de que alimentação é responsabilidade da mulher. Senhor, alimentação não é assunto de dona de casa, é da casa. https://t.co/Pn4ua72N4G
— Rita Lobo (@RitaLobo) 9 de março de 2017
“Figura de segundo grau”
Ao se referir ao tratamento dado às mulheres na sociedade, Michel Temer ainda justificou que elas são vistas como “figura de segundo grau” e tentou explicar:
“Tenho convicção do quanto a mulher, pela minha criação, pela Marcela, faz pela casa, pelo lar, pelos filhos. Se a sociedade vai bem, se os filhos crescem, é porque tiveram adequada formação em suas casas e, seguramente, quem faz isso não é o homem, é a mulher”.
- Defensora de uma alimentação sem produtos prontos e ultraprocessados, Rita Lobo, criou o curso gratuito “Comida de Verdade” em parceria com a USP. São 10 aulas que estão disponíveis no canal Panelinha no YouTube. Veja aqui algumas dicas.