Saiba onde estão as hortas comunitárias de São Paulo
As hortas comunitárias estão espalhadas por todas as regiões de São Paulo mas precisam da colaboração de voluntários para continuarem vivas
O trânsito, a pressa e a individualidade que são tão característicos à cidade de São Paulo não condizem com o coletivismo, o respeito ao tempo e à natureza que fazem parte da dinâmica das hortas comunitárias.
Mas sim, vários ativistas têm demostrado que é possível (e necessário) colocar em prática o trabalho diário de cultivar uma horta em grupo mesmo numa cidade tão grande e caótica como a capital paulista.
O Cidade Lúdica já entrevistou pessoas que colocam a mão na massa em hortas localizadas no meio da cidade, no meio do concreto, lutando pela preservação ambiental, segurança alimentar e cultivo de orgânicos dentro do espaço urbano.
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
Porém, um dos maiores problemas enfrentados pelos chamados Hortelões Urbanos é a falta de voluntários que os ajudem nos mutirões, na manutenção e na rega das hortas.
Por isso, não se acanhe e vá conhecer a horta comunitária mais próxima de sua casa! Ela pode estar no jardim de seu condomínio, na escola, em empresas, igrejas ou até mesmo em praças. Geralmente, os participantes são bem abertos para tirar suas dúvidas e ajudá-lo a entender sobre as plantas, as colheitas e as regas.
Conheça algumas hortas que estão localizadas em praças e centros culturais de São Paulo e clique no link para saber mais informações sobre ela.
Leia a reportagem na íntegra no Cidade Lúdica clicando aqui.