Em algumas regiões do Brasil, são comuns as imagens de pessoas caminhando até açudes distantes com baldes e jarros de barro sobre os ombros. Em ambientes áridos, só desse modo elas garantem a água que usarão no dia. Enquanto não se pensa em uma distribuição mais justa do recurso natural, foi criada uma opção para amenizar este trabalho.

Desenvolvida pelo francês Mathieu Lehanneur com base em um projeto dos alunos da Universidade de Harvard,a CellBag é uma mochila circular criada para facilitar o transporte de água. É composta de um pequeno compartimento com zíper, para pequenos objetos, ligado a um tubo sanfonado que comporta até um litro de água. Esses tubos ainda podem ser conectados um ao outro, aumentando a capacidade de armazenamento.

Até agora, as CellBags foram distribuídas somente na comunidade de Moretele, na África do Sul, mas a idéia é que as vendas para quem se interessar gerem lucros para bancar a distribuição das mochilas para outras comunidades necessitadas. Por enquanto, elas podem ser encontradas na loja LabStore de Paris por 75 euros.