Site reúne mulheres especialistas em áreas das ciências humanas

A plataforma "Mulheres Também Sabem" quer dar visibilidade para o trabalho realizado por pesquisadoras

É sempre a mesma coisa: em palestras ou debates, a grande maioria dos especialistas convidados são do gênero masculino. Isso nada mais é do que uma prova de como o machismo está enraizado na sociedade, pois os homens acabam sendo mais valorizados do que as mulheres.

Em luta contra essa invisibilidade, um grupo de cientistas sociais, comunicadoras, historiadoras e filósofas lançou o site “Mulheres também sabem“, que reúne um banco de dados com o contato de pesquisadoras em áreas das ciências humanas.

Fórum Económico Mundial sobre a África, em Durban
Créditos: Beadle
Fórum Económico Mundial sobre a África, em Durban

O objetivo do projeto é “reduzir o viés implícito e explícito que existe contra as mulheres nessas disciplinas” por meio da promoção do trabalho das especialistas.

“Nosso mecanismo de busca permite que profissionais da academia e da comunicação identifiquem e contatem mulheres especialistas que se dedicam à pesquisa em uma variedade de tópicos relacionados às Ciências Sociais, Sociais Aplicadas e Humanidades”, diz o site.

A plataforma usou como inspiração uma iniciativa pioneira de professoras dos Estados Unidos, a “Women Also Know Stuff“.

Se você é uma profissional que gostaria de ser listada no site, entre na página de inscrição. Se você está procurando uma especialista, faça uma busca por área de pesquisa neste link.

  • Leia mais: