Telejornal da Globo erra e mostra crime que nunca existiu
Na terça-feira, 10, o SP2 mostrou um crime que aconteceu em Fortaleza como tendo ocorrido em São Paulo
Por mais criteriosa que seja, a Rede Globo cometeu uma gafe histórica ao noticiar no SP2 a história de um crime que nunca existiu. A reportagem foi ao ar na última terça-feira, 10, e a emissora já assumiu o erro.
Ao iniciar o noticioso que aborda os principais assuntos do dia que aconteceram no estado de São Paulo, o apresentador Carlos Tramontina anunciou a reportagem especial “Mapa dos Roubos”, que trataria de quais delegacias da cidade mais registraram roubos à mão armada em 2017.
No entanto, a matéria que foi ar e exibia um roubo à mão armada que teria acontecido no estacionamento de um centro comercial em Perdizes, na zona oeste da capital paulista, detalhando os passos dos criminosos e a reação da vítima, já havia sido exibida seis dias antes, no “Bom Dia Ceará”, como um assalto que teria ocorrido em Fortaleza.
- Assalto em Araçatuba: As últimas notícias sobre o crime
- Assalto a banco em Araçatuba (SP) termina em tiroteio e deixa 3 mortos
- Mulher fica paraplégica após ex-marido pagar R$ 18 mil para matá-la
- Robinho: ‘infelizmente, existe esse movimento feminista’
Na reportagem que foi exibida no SP2, a matéria trata de crimes em várias partes de São Paulo até chegar ao suposto episódio de Perdizes.
“Na zona oeste, os motoristas também são alvos de ladrões. Só que em Perdizes, os assaltantes abordaram as vítimas de outro jeito. O homem de regata branca é a vítima. Ele caminha tranquilamente por um centro comercial da rua Cardoso de Almeida e não percebe nada de anormal no carro preto e vidros escuros estacionado ao lado. De repente, o ladrão sai armado do lado do carona e rende e rende a vítima, que fica sem o carro”, narra o repórter. Você pode assistir clicando aqui.
Seis dias antes, no entanto, outro telejornal da Globo, o “Bom Dia Ceará”, exibiu as mesmas imagens como sendo originais de um crime que teria acontecido em Fortaleza.
“A gente vai acompanhar agora as imagens de um circuito interno do estacionamento de um centro comercial do bairro de Sapiranga. A vítima chega para pegar o carro, mas aí logo em seguida aparece um ladrão, que toma as chaves”, narra o apresentador Leal Mota Filho, no noticioso cearense. Assista clicando aqui.
De acordo com o site “Notícias da TV”, a Globo reconheceu que houve, sim, um erro na reportagem do SP2.
Ainda segundo o “Notícias”, o apresentador Carlos Tramontina fez uma correção na edição que foi ao ar na quarta-feira, 11, mas não explicou se o crime realmente existiu e, em caso de sim, onde aconteceu: em São Paulo ou no Ceará?
“Ontem, numa reportagem sobre a concentração de registros de roubos e furtos da capital, mostramos erroneamente os registros de um assalto que teria acontecido em Perdizes. Pela falha, nós pedimos desculpas”, disse Tramontina.
Leia também: