Think Olga divulga lista com as mulheres inspiradoras de 2015
As buscas no Google com o termo “empoderamento feminino” aumentaram 354,5% desde janeiro do ano passado. As informações foram divulgadas pelo site Think Olga, um projeto feminista que liberou nesta sexta-feira (27) uma lista com as “Mulheres Inspiradoras de 2015“.
“Este foi um ano muito especial para as mulheres brasileiras. Ainda que tenham sofrido ataques diretos à própria autonomia e liberdade e assistido retrocessos políticos inexplicáveis, este também foi um período em que elas tomaram as ruas para dizer basta a tudo isso; em que compartilhamos suas histórias por meio de hashtags, descobrindo que não estão sozinhas no sofrimento pessoal com que o machismo as aflige; elas viram, ainda, o principal exame de acesso ao ensino superior abraçar as pautas feministas”, diz o texto.
A lista tem 16 categorias: arte e entretenimento, ativismo e cidadania, blogs e mídias sociais, ciência, comunicação, educação, empreendedorismo, esporte, inspiração, literatura, moda e beleza, música, política e estado, saúde, tecnologia e em memória – além de uma menção honrosa às mulheres que relataram suas histórias de abuso sexual usando a hashtag #primeiroassédio.
- 51 novidades chegam na Netflix em maio; veja lista completa
- Mulheres sofrem ataques ao defender a democracia no Brasil
- Mulheres que viajam sozinhas: histórias para conhecer e se inspirar
- Ativismo feminino: mulheres ‘hackeiam’ o sistema e mudam o mundo
Entre as homenageadas, estão a cineasta Anna Muylaert, a atriz Taís Araújo, a vlogueira Julia Tolezano, dona do canal “JoutJout Prazer” e a cantora e humorista Clarice Falcão. Veja a lista completa aqui.