Viola Davis abre coração e fala de racismo que sofreu na infância
Quem vê Viola Davis hoje como uma das atrizes mais respeitadas da atualidade nem imagina que ela teve uma infância difícil e de extrema pobreza.
Ela relembrou o passado durante um congresso para mulheres em Boston, nos Estados Unidos, e revelou ter sofrido racismo diariamente durante toda a infância pobre. As informações são do “Estadão“.
- Racismo é crime! Se você sofrer alguma situação de preconceito, saiba como agir devidamente lendo essa matéria do Catraca Livre
“As memórias mais fortes que eu tenho da escola até a quarta série eram os xingamentos e as agressões”, contou ela. “Logo que o sinal tocava eu era a primeira sair da classe, ia correndo pra casa porque quando olhava para trás tinha oito ou nove garotos arremessando coisas em mim e me xingando”, lembrou.
A situação em casa também não era fácil. Viola disse que ela e a família eram os únicos negros de onde moravam, em Rhode Island, e que presenciava violência doméstica constantemente, já que o pai era alcóolatra.
“Meu pai era um alcóolatra e havia muita violência doméstica. Eu fiz xixi na cama até os 14 anos por conta disso e muitas vezes não tínhamos dinheiro para lavar as roupas de cama”, falou. “Não havia dinheiro para comida e, sempre que o cheque da assistência social chegava, só durava umas duas semanas”, continuou.
Já adulta, depois de uma série de papéis coadjuvantes na TV e no cinema, Viola Davis conquistou respeito ao ser indicada ao Oscar em 2011 por “Histórias Cruzadas”. Segundo ela, a indicação mudou sua visão de como as mulheres negras podem ser retratadas por Hollywood.
“Depois da indicação eu percebi que não precisava aceitar só papéis que reforçassem o estereótipo da mulher negra”, afirmou. “Eu vejo mulheres negras nos filmes e não as reconheço porque eu olho para o mundo e vejo histórias muito mais diversas de mulheres que sofrem com violência doméstica ou aids”, finalizou.
Além de uma das melhores atrizes em atividade atualmente, Viola Davis é uma mulher e tanto e tem uma vida inspiradora. Confira algumas citações que provam que ela é realmente uma mulher empoderadora: