‘Volta pra senzala’: Leonardo do Masterchef recebe texto racista
O integrante do Masterchef Leonardo Santos disse em seu perfil do Facebook que recebeu uma imagem de diversos participantes negros do reality show com uma mensagem racista. Isso o levou a ponderar não apenas sobre o racismo direto, mas o racismo oculto na sociedade.
“Vocês são um lixo, eu tenho nojo de todos vocês, tenho pena de quem já comeu ou come qqr me@&a que vcs fazem, eu torço todos os dias pra vc ser humilhado e eliminado volta pra senzala embuste lixo”, disse a mensagem acompanhada de oito participantes negros do Masterchef de diversas temporadas.
Em um desabafo em sua página da rede social, o publicitário disse que está acostumado com esse tipo de manifestação racista, assim como outras na sociedade. “Durante toda a minha vida eu fui perseguido nos corredores dos supermercados, tive minhas notas de dinheiro reviradas e conferidas pelo caixa do supermercado 40 mil vezes, fui desprezado pelo vendedor por achar que eu não poderia comprar algo, e várias outras situações que qualquer outro cidadão negro já passou.”
- Com racismo explícito, Ana toma medida severa em Túnel do Amor
- Cantora Aurora nega gesto racista de baterista no Lollapalooza
- Qual é a treta de Flora Matos com Karol Conká e Luísa Sonza?
- ‘Muita grosseria racista’, denuncia Seu Jorge após show em Porto Alegre
Leonardo, no entanto, apontou que talvez mais insidioso que o racismo direto é o racismo oculto de como a cor da pele dos participantes do reality show influencia na percepção do público dos seus atos. Ele então levantou diversos exemplos de comentários na internet que mostram essa diferença de percepção.
“O participante negro que reclama não conhecer ingrediente ‘é pobre, chorão, se fazendo de vítima, insuportável’ uma outra participante qualquer com a mesma atitude ‘não é obrigada a conhecer tudo’. A participante negra que quer dominar sua praça na prova em grupo ‘tá se achando, a macaca’ o outro participante branco que além de cuidar da praça dele ainda quer se meter na praça do outro ‘tá preocupado com o resultado da equipe’. O participante negro que foi eliminado e ficou puto ‘não sabe perder, ridículo, chorão, volta pra Bahia’, a participante branca ‘não deveria ter saído’.”
Veja abaixo a publicação completa: