Como o compartilhamento de carros traz benefícios para as cidades
O impacto da economia compartilhada já se mostrou bastante positivo para a sociedade e para os seus adeptos, invertendo a lógica do consumo e incentivando uma melhor distribuição de renda. Os serviços de compartilhamento de carros, por exemplo, facilitam o acesso a veículos e desestimulam a aquisição desse bem nos casos em que se faz um uso pontual do automóvel. Além de beneficiar o condutor, possibilitando um aluguel acessível e mais em conta, os sistemas de compartilhamento entre pessoas faz com que o proprietário transforme o seu veículo em uma fonte de renda.
Mas, você já pensou que esse tipo de serviço também pode produzir mudanças positivas nas cidades? O compartilhamento de carros ajuda a reduzir o número de veículos adquiridos e em circulação, o que representa hoje em dia um importante fator de melhoria para os centros urbanos. Dá uma olhadinha nos cinco itens que listamos sobre como o compartilhamento de carros pode trazer benefícios para as cidades:
1. Melhora no trânsito
A primeira vantagem da redução de veículos nas ruas e avenidas possibilitada pelo compartilhamento é, sem dúvida, a melhora no trânsito. São Paulo possui mais de 8 milhões de veículos, e o paulistano que usa o carro diariamente passa cerca de 1 mês por ano no trânsito.
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
A diminuição da quantidade de carros nas vias deixa o trânsito mais fluido e menos estressante e impacta positivamente na mobilidade urbana e na qualidade de vida da população. A relação entre estes dois itens já foi comprovada: em cidades onde o tempo de deslocamento é pequeno e o período gasto no congestionamento é mínimo as pessoas vivem melhor.
2. Redução da poluição do ar
Cidades que adotaram medidas para restringir e reduzir o uso dos veículos, como Paris, observaram um impacto muito positivo na qualidade do ar. Os carros são os principais causadores da poluição urbana através da emissão de monóxido de carbono e outras substâncias liberadas na queima do combustível. Esses gases podem ser muito nocivos para o meio ambiente e para a saúde humana.
Reduzir a quantidade de carros é muito importante para diminuir a emissão de poluentes, contribuir para desacelerar o efeito estufa e possibilitar que as pessoas respirem um ar mais puro.
Você gostaria de saber de que outras formas o compartilhamento de carros pode ajudar a melhorar as cidades? Continue lendo no blog do Pegcar!