Em um ano, mortes no trânsito de SP caem 30% afirma CET
Com informações do jornal O Estado de S. Paulo
Segundos informações divulgadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), na última segunda-feira, 4, o número de mortes no trânsito em São Paulo teve redução de 30 %. O levantamento levou em conta o mês de outubro de 2014 em comparação ao mesmo período de 2015, quando foram registradas 70 mortes. Trinta a menos que no ano retrasado.
A queda do número de acidentes pode ser atribuída, segundo a Prefeitura de São Paulo, à recente política de redução de velocidade máxima em vigência desde julho do ano passado.
Apesar das críticas de parte considerável dos paulistanos, a campanha de redução da velocidade ainda ostenta outros trunfos desde sua criação. A medida é ainda mais significativa no caso de acidentes fatais envolvendo pedestres. Se em outubro de 2014, o número de mortes chegou 44, no ano passado não passou de 26 óbitos. Cenário semelhante para os motociclistas, que em um ano viu o número de mortes diminuir de 40 para 28.
- Covid: 288 cidades de SP não registraram mortes na última semana
- Chuva causa alagamentos, queda de árvores e morte em SP
- Morte de cicloativista Marina Harkot gera comoção e pedido por justiça
- Coronavírus: passa de 150 mil o número de mortes no Brasil
Ainda de acordo com o levantamento, entre janeiro e outubro de 2015, houve diminuição de 21,2% no número de mortes se comparado aos mesmos meses de 2014. Foi de 1.052 para 829 vítimas fatais, registrando 223 mortes a menos. No intervalo de dez meses, caiu o número de mortes de pedestres (22,8%), de motociclistas (18,8%), de motoristas e passageiros (18,3%) e de ciclistas (36,6%).
Mais vidas menos congestionamento
Dois meses após a implementação dos novos limites de velocidade, a CET também constatou queda de 36% dos acidentes, entre mortos e feridos, nas vias locais e expressas. Além disso, registrou-se também redução dos índices de congestionamento, seja nas marginais (8%) ou em toda cidade (6%).
Dois meses após a mudança nos limites de velocidade nas marginais, dados da CET de setembro mostraram queda de 36% nos acidentes com vítimas – mortas e feridas – nas duas vias expressas. Houve redução nos índices de congestionamento tanto nas marginais (8%) quanto na cidade com um todo – 6%.
Em 2015, o secretário de transportes da capital paulista, Jilmar Tatto, afirmou que as novas políticas de velocidade evitariam ao menos 250 mortes no trânsito. Em entrevista à Agência Brasil, à época, a pasta chegou a afirmar que a redução de acidentes nas ruas compreende também à liberação de 60 leitos hospitalares por dia nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).