Prefeitura de SP retira parquinho e árvores do Largo da Batata
Os movimentos de ativistas 'A Batata Precisa de Você' e 'Batatas Jardineiras' se manifestaram contra as ações
Sem avisar a comunidade, a gestão João Doria (PSDB) retirou árvores e um parquinho para crianças no Largo da Batata, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.
De acordo com a “Folha de S.Paulo“, a mudança ocorreu porque a prefeitura entregou o urbanismo do local e a manutenção ao shopping Iguatemi, que fica na mesma região. O projeto foi anunciado no último mês e prevê a plantação de 70 árvores.
Os movimentos de ativistas “A Batata Precisa de Você” e “Batatas Jardineiras“, que cuidavam da manutenção dos jardins com tratamento agroecológico, se manifestaram contra a retirada de árvores plantadas pela comunidade.
- SP 470: 47 curiosidades sobre São Paulo que talvez você não sabia
- 17 espaços ao ar livre para fazer um piquenique refrescante em SP
- Fátima Bernardes critica prefeito de SP por apagar graffitis
- Grafiteiro recupera pintura no Largo da Batata lavando a tinta
Também foi retirada uma área de convivência de crianças de 286 metros quadrados feita na gestão passada, de Fernando Haddad (PT), pelo escritório Erê Lab.
Em nota, a Prefeitura Regional Pinheiros afirma que “sempre esteve e estará aberta ao diálogo com a população” e que as mudanças no largo da Batata “estão em curso desde o início do ano”.
O shopping Iguatemi diz, em comunicado, que foi “responsável pela doação de 70 árvores nativas da mata atlântica para o projeto de paisagismo” a um custo de R$ 205 mil. No entanto, ambos não falaram sobre a retirada do espaço para as crianças e das árvores já plantadas.
No Facebook, o “Batatas Jardineiras” criou a página “Doria, pra que destruir nosso parquinho?” em defesa do parquinho infantil, do minibosque e dos canteiros ecológicos no largo. “Tudo que queremos é diálogo, preservar a natureza e que nosso trabalho não seja destruído”, ressalta a publicação.
Leia abaixo:
https://www.facebook.com/doriacadenossoparquinho/photos/a.1839939866022930.1073741828.1839923119357938/1842668062416777/?type=3&theater
- Veja também: