1984: o clássico de George Orwell em versão cinematográfica

Uma sociedade vigiada, controlada, fiscalizada e conformada. Um sistema de governo ditatorial cujo “líder” dispõe de retórica e autoritarismo. Comida sem gosto, nenhum tempo para lazer e pouquíssimas – para não dizer nulas – chances de desenvolver qualquer tipo de relacionamento pessoal que não fosse condicionado por regras. O último romance do escritor George Orwell foi além do seu tempo e construiu a imagem de uma distopia na qual a liberdade era um bem inalcançável.

A obra reuniu elementos de diversas áreas do conhecimento, tratando de política, linguagem, história, filosofia e sociologia de maneira envolvente e intrigante. Muitos foram os estudos e teorias em torno do livro e em justamente no ano de 1984 o diretor Michael Radford adaptou a história para o cinema.

Aqueles que não conhecem a trama ou leram e livro e gostariam de visualizar personagens e situações, atentem-se: o site Crackle disponibilizou o longa na íntegra – e gratuitamente. Clique aqui e surpreenda-se positiva ou negativamente com a “realidade” de 1984.