8 filmes que ajudam a entender a Ditadura Militar
Os filmes e documentários são ótimas ferramentas para estudar aspectos importantes da história e da cultura dos países. Por isso, o site Brasileiríssimos fez uma lista com algumas obras cinematográficas que ajudam a entender melhor o período da Ditadura Militar no Brasil.
Confira:
O dia que durou 21 anos (2012) de Camilo Tavares – Documentário que aborda da atuação americana no golpe de 64.
- ‘Ainda Estou Aqui’: saiba onde ver o filme em São Paulo pagando mais barato
- ‘Ainda Estou Aqui’: Fernanda Torres brilha em drama histórico; veja 7 pontos fundamentais do filme
- Cineclube da ELCV traz filmes gratuitos em todas as sextas de outubro
- 43 filmes e séries chegam na Netflix em junho; confira!
Tatuagem (2013) de Hilton Lacerda – No Brasil do ano de 1978 um grupo de artistas provoca a moral e os bons costumes durante a Ditadura Militar, enquanto um soldado se apaixona pelo líder do teatro.
Hoje (2011) de Tata Amaral – Drama que retrata como a Ditadura se refletiu no psicológico das pessoas.
Batismo de Sangue (2007) de Helvécio Ratton – Filme que conta a história de frades que abriram as portas para militantes e viveram as consequências do ato.
O ano em que meus pais saíram de férias (2006) de Cao Hamburger – Um garoto é deixado sozinho enquanto os pais são perseguidos pela Ditadura.
Ação entre amigos (1998) de Beto Brant – Conta a história de quatro amigos que participaram da oposição armada ao regime militar e foram presos e torturados.
Zuzu Angel (2006) de Sérgio Rezende – Filme que retrata a história de uma mãe que decidiu fazer justiça com as próprias mãos ao descobrir que seu filho foi torturado e morto pela Ditadura.
Cabra marcado para morrer (1984) de Eduardo Coutinho – Eduardo Coutinho gravava um documentário que teve que ser interrompido. Após 20 anos, ele retorna e retrata como a Ditadura Militar afetou a vida das pessoas do local.